Se acompanham com muita atenção todas as novidades Sony no campo dos smartphones, vão ficar contentes por saber que este fabricante anunciou hoje o Xperia XZ3 na IFA 2018 em Berlim. Embora este equipamento não seja visualmente muito diferente do Xperia XZ2 do ano passado, ele recebeu alguns toques e atualizações para garantir uma melhor experiência de utilização. Nas próximas linhas contamos-lhe tudo.

Design

Quando a Sony lançou o Xperia XZ2 e o Xz2 Compact, a empresa acabou oficialmente com o design mais quadrado que utilizava há muitos anos. Assim, os utilizadores foram brindados com um design elegante e curvo que está mais próximo dos equipamentos de outras empresas como a Samsung e a HTC.

Com o Xperia XZ3, a Sony não foi muito para fora de pé em termos de design. Este dispositivo continua a apresentar um visual elegante, mas agora com mais curvas. Como se pode ver nas imagens, o vidro do ecrã flui pelas extremidades para criar uma aparência mais natural. Além disso, a Sony tornou os cantos mais curvos, encolheu ligeiramente as molduras superior e inferior, deixando espaço suficiente para as duas caixas acústicas frontais. Outro aspeto interessante é que não apostou na monocelha.

No que diz respeito aos materiais de construção, a Sony utiliza uma combinação do Gorilla Glass 5 na parte frontal e traseira do telefone e uma liga de alumínio. A empresa alega que o Gorilla Glass permite que o telefone Xperia XZ3 seja resistente, ao mesmo tempo que permite o carregamento sem fios e uma melhor recepção de sinal. A moldura de alumínio também serve para evitar que o dispositivo sofra muitos danos caso caia ao chão. Para além disso também contribui para que este equipamento continue a ser leve.

Especificações de topo

Dentro do Xperia XZ3 estão as especificações que esperamos de qualquer smartphone topo de gama em 2018. Isto traduz-se num processador Qualcomm Snapdragon 845, 4GB de RAM e 64GB de armazenamento integrado que podem ser expandidos através de um cartão microSD com 512 GB. Destaca-se ainda uma bateria maior de 3,330mAh, um sensor de impressões digitais na parte traseira.

A nova aposta da Sony não tem saída para auscultadores, tem classificação IP68, possui alti-falantes estéreo frontais S-Force e tem suporte para o PS4 Remote Play.

Entretanto este dispositivo chega com uma nova funcionalidade denominada Side-Sense, que pode ser acionada por um duplo toque na parte lateral do dispositivo. Neste momento, ainda não se sabe se funciona de forma semelhante ao Active Edge encontrado no Google Pixel 2.

Outro dos aspetos que merecem destaque no novo Xperia XZ3 é o facto de vir com o Android 9 Pie. Esta é uma notícia fantástica, pois a Sony anunciou recentemente que os seus dispositivos mais antigos não deverão receber o upgrade até o início de 2019.

A tecnologia de TV OLED da Sony está a chegar aos dispositivos móveis

Uma das mudanças mais significativas que a Sony efetuou no Xperia XZ3 está relacionada com o ecrã. Além de ter sido aumentado para uma dimensão de 6 polegadas, inclui a tecnologia OLED Bravia. Quem conhece as televisões que integram esta tecnologia sabe que os smartphones têm muito a ganhar com ela. Na prática temos melhores cores, maior nitidez, menos ruído e no fundo uma imagem muito melhor.

No Xperia ZX3 a Sony passou de um painel FHD+ para um QHD+ que ainda inclui o suporte para HDR. Com estas mudanças, o Xperia XZ3 oferece 11% a mais de área de visualização comparativamente ao Xperia XZ2.

Melhorias nas câmaras, mas sem câmara dupla

Apesar da Sony ter apresentado recentemente o Xperia XZ2 Premium com uma câmara traseira dupla, isto não acontece no Xperia XZ3. Ainda assim, esta empresa não deixou os seus créditos por mãos alheias.

O novo Xperia Xz3 possui um sensor de 19MP na parte traseira que é capaz de capturar vídeo em câmara lenta a 960 fps em FHD, bem como vídeo 4K HDR. Na parte frontal, a câmara para selfies foi atualizada para um sensor de 13MP com uma lente f/1.9. Entretanto a aplicação de câmara foi também atualizada de modo a permitir a captura de selfies enquanto utilizam o modo de beleza e o modo retrato ao mesmo tempo.

Por último, a Sony está a trazer a integração com o Google Lens para o Xperia XZ3 que foi adicionado a alguns dos seus outros dispositivos no início deste ano.

O Xperia XZ3 vai começar a ser vendido a 17 de outubro por um preço que vai rondar os 900 Euros.