Smartphones de gama média 5G chegam no final do ano

Smartphones de gama média 5G? A primeira rede 5G do mundo estreou-se na Coreia do Sul no mês passado. Algumas semanas depois, foi a vez de nascer a primeira rede europeia 5G na Suíça. Da mesma forma, apareceram os três primeiros smartphones 5G no mercado europeu que têm uma característica em comum. São demasiado caros.

Mas afinal quando vamos ter smartphones de gama média 5G? 

De acordo com um responsável da Huawei, Yang Chaobin, isto deverá acontecer ainda em 2020. No entanto não será para já. De facto, só deverão surgir no final do ano. Olhando para a história até é um desenvolvimento muito rápido, comparativamente às gerações anteriores de internet móvel.

Assim como as redes 4G foram mais rápidas a espalharem-se do que as redes 3G, o desenvolvimento geral do 5G será ainda mais rápido do que o 4G.

Para comprovar este facto, o responsável da Huawei lembrou a todos como o primeiro smartphone 4G levou cerca de três anos para chegar às lojas, enquanto o primeiro smartphone 5G necessitou de apenas um ano.

Assim, até o final de 2020, vamos começar a ver dispositivos com conectividade 5G. Entretanto, ainda segundo o mesmo responsável da Huawei, em 2021 teremos dispositivos 5G de gama de entrada.

Atualmente, o smartphone 5G mais acessível é o Xiaomi Mi Mix 3 5G que custa 599 Euros no mercado global.

gama média 5G

No caso da Huawei, o primeiro e único telefone 5G deste fabricante que está realmente disponível para compra é o Huawei Mate 20 X 5G, que custa cerca de 800 Euros. Este equipamento é alimentado por um chipset Kirin 980 que se junta a um modem Balong 5000 5G capaz de atingir velocidades de até 6,5 Gbps graças à mmWave.

gama média 5G

No entanto e apesar de já existir alguma disponibilidade, esta ainda não é a melhor altura para se comprar um dispositivo 5G. De facto, os preços ainda são muito altos. Na maioria dos casos, temos de gastar cerca de 2 vezes mais do que num smartphone 4G equivalente. Além disso, as redes 5G ainda estão em fase inicial. Para além disso, só estão num número muito limitado de zonas em alguns países.