Smartphones: as antenas 5G acabam de ficar invisíveis!

O mmWave 5G é a forma de conetividade mais rápida da atualidade. De facto, ultrapassa o 5G sub-6GHz e a maioria das redes da atualidade. No entanto, não há bela sem senão. Assim, podemos dizer que o mmWave é um bocadinho mais temperamental. Assim, funciona em distâncias mais curtas e requer mais antenas. Ora isto pode levar a alguns problemas de implementação nos smartphones. Mas parece que estão a chegar as antenas 5G invisíveis que vão melhorar ainda a receção dos smartphones.

Smartphones: as antenas 5G acabam de ficar invisíveis… e não estão escondidas nas vacinas…

smartphones 5G invisíveis

A propósito disto, a empresa Dongwoo Fine-Chem que desenvolve painéis OLED revelou a tecnologia Antenna-on-Display (AoD). Como o nome deixa adivinhar é uma antena transparente mmWave que fica localizada por debaixo do ecrã. Entretanto suporta também as bandas n257, n258, e n260.

Esta abordagem é diferente da mais tradicional. Lembro que normalmente as antenas mmWave estão posicionadas nas extremidades dos dispositivos ou na parte traseira. No entanto, o melhor lugar é sem dúvida a parte frontal. O problema é que isto ainda não tinha sido possível. Pelo menos até agora. Com esta inovação, os smartphones vão poder garantir uma conetividade mmWave mais estável e eventualmente velocidades mais rápidas.

Entretanto a Dongwoo também falou da possibilidade de integrar esta tecnologia de antena em objetos como veículos, janelas ou sinais. Isto iria permitir expandir as infraestruturas 5G sem que a mesma fique visível.

De facto, estas antenas são mesmo invisíveis e isto é sem dúvida uma boa notícia. Esta tecnologia será apresentada durante o MWC 2021 em Barcelona.

O ecrã vai esconder cada vez mais tecnologias

De facto, o ecrã parece ser a parte do smartphone que está a esconder e a integrar cada vez mais tecnologias. Até aqui já temos os sensores de impressões digitais integrados e escondidos no ecrã. Depois chegaram e vão chegar ainda mais em força as câmaras para selfies escondidas. A seguir parece que teremos então as antenas.

É curioso que isto surja na parte mais visível e que eventualmente até seria a que recebe menos tecnologias.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!