É inegável que a Apple fez uma jogada que complica a vida ao mundo Android, nomeadamente às fabricantes de renome como é o caso da Samsung e Xiaomi. Afinal de contas, foi a Apple que começou a tendência de encarecimento e de aumento de qualidade dos materiais e componentes, e quando todo o ecossistema Android foi atrás, foi também a Apple a voltar um pouco atrás, o que por sua vez mete as principais rivais Android da Apple numa situação um pouco precária.
No entanto, em termos de performance pura e dura, tudo indica que a geração de 2024 vai ser incrível. Vai ser um duelo extremamente interessante entre Apple, Xiaomi e Samsung.
Smartphones Android: Geração de 2024 vai impressionar!
Portanto, apesar do uso de vários SoCs diferentes na próxima geração de aparelhos Android, é óbvio que o processador que deve dominar o mercado se chama Snapdragon 8 Gen3, visto que vai não só equipar o Galaxy S24 Ultra, como também deverá dar vida ao Xiaomi 14 Pro, e claro, Xiaomi 14 Ultra.
Como também deve saber, o processo de 3nm é um exclusivo Apple em 2023, e por isso mesmo, as grandes fabricantes Android estão limitadas ao uso do “velho” processo de 4nm durante todo o ano de 2024. Ainda assim, parece que a Qualcomm foi capaz de fazer magia!
Afinal de contas, segundo um novo ‘leak’, o SoC mais importante da próxima geração vai apresentar uma melhoria absolutamente incrível no lado do multitarefa. Estamos a falar de uma subida de performance a roçar os 50%. Sim, o Snapdragon 8 Gen3 chega aos 7400 pontos no GeekBench 6.
Curiosamente, este número pode até vir a subir um pouco mais, à medida que a Qualcomm chega ao design final do seu SoC, e claro, as fabricantes retiram mais sumo aos seus produtos.
Agora resta saber o preço dos novos topo de gama! É que depois da aposta da Apple no preço, a vida complicou-se um pouco para estas fabricantes dominadoras do mundo Android. Consegue imaginar um Xiaomi 14 Pro ou um S24 Ultra significativamente mais barato em 2024? Acho difícil, mas é mesmo o único caminho.
Afinal de contas, quem é que vai comprar um Xiaomi ou Samsung a 1500€, quando o iPhone 15 Pro está a 1250€? Isto sem campanhas ou promoções.