As quatro razões para instalar já o Waze no seu smartphone! 

Existem muitas aplicações de navegação mas a verdade é que uma das melhores é o Waze. Funciona muito bem e sobretudo conta com uma comunidade unida que partilha todas as informações importantes acerca do que se passa no trânsito. Se ainda está na duvida sobre se deve instalar ou não esta aplicação, estas são as quatro razões para instalar já o Waze no seu smartphone!

As quatro razões para instalar já o Waze no seu smartphone! 

Planeamento do percurso

Ambas as aplicações são propriedade da Google, pelo que seria de esperar que gerassem os mesmos percursos para uma viagem específica. No entanto, raramente é esse o caso. Isto porque o Waze foi concebido para o levar ao seu destino no menor tempo possível e terá todo o gosto em levá-lo por um percurso ligeiramente estranho se isso significar evitar congestionamentos de trânsito ou um acidente. O Google Maps gera normalmente um percurso mais direto, mas que pode acabar por ser um pouco mais lento.

trocar o Google Maps pelo Waze, instalar o waze no smartphone

Relatórios de perigo

O Waze baseia-se numa rede social de utilizadores do Waze cujos dados são partilhados com todos os outros utilizadores. O Waze utiliza informações sobre a velocidade a que os outros utilizadores estão a viajar para estimar o nível de tráfego nas estradas e utiliza estas informações para criar os percursos mais eficientes. No entanto, os utilizadores também podem adicionar os seus próprios dados, tais como acidentes de trânsito, radares de trânsito e outros perigos.

Estes avisos são normalmente muito precisos. Por exemplo, recebemos regularmente avisos sobre veículos parados na berma da estrada, e estes estão quase sempre exatamente onde o aviso diz que vão estar. Se não estiverem, posso tocar rapidamente no ecrã para indicar que o perigo já não existe. O Waze também adicionou recentemente novas opções de aviso de perigo, incluindo lombas e portagens.

trocar o Google Maps pelo Waze

O Google Maps tem uma função de sinalização de perigo, mas esta ainda é bastante recente e depende de outros utilizadores que a utilizem. Muitos podem não ter conhecimento de que os avisos de perigo são uma opção no Google Maps, mas são uma parte essencial do Waze há anos.

Opções de personalização

Já alguma vez conduziu mais distraído e nem sequer ouviu as instruções da sua aplicação de navegação e passou pela curva que devia ter feito? É fácil de fazer, especialmente com a mesma voz monótona a falar consigo a cada poucos minutos. O Waze dá-lhe um toque especial ao oferecer-lhe uma grande variedade de vozes diferentes, incluindo algumas excelentes vozes de celebridades.

Muitas destas vozes são opções de curto prazo que são utilizadas como ferramentas promocionais ou que só aparecem durante as férias. Para além das vozes, também é possível personalizar o ícone que aparece no mapa para mostrar a sua localização a outros utilizadores do Waze, o que permite indicar o seu estado de espírito atual.

Reencaminhamento mais rápido

O percurso inicial gerado pelo Waze é o percurso ideal com base nas condições de trânsito actuais. No entanto, as coisas podem mudar durante a viagem. Algumas estradas podem ficar mais movimentadas, tornando-o mais lento, ou pode haver acidentes ou outros perigos que tornem o percurso atual menos ideal.

Se isto acontecer, o Waze sugere um percurso alternativo e informa-o do tempo que pode poupar ao mudar para esse percurso. Fá-lo-á de forma bastante agressiva. Se for encontrado um percurso mais rápido, o Waze normalmente avisa-o, o que significa que o percurso pode mudar várias vezes durante a viagem.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados