Chrome: esta extensão bloqueia a inteligência artificial no Google!

A Google lançou provavelmente um dos seus produtos mais controversos até à data. Trata-se da nova funcionalidade de resumo por inteligência artificial que a empresa anunciou durante o Google I/O. No entanto, se não gostou desta novidade há uma boa notícia. É que já existe uma extensão para o Chrome que bloqueia a inteligência artificial no Google.

Chrome: esta extensão bloqueia a inteligência artificial no Google!

Sim, ouviu bem! Se não gostou desta novidade e utilizar uma extensão do Chrome pode desativar os resumos de inteligência artificial também conhecidos como AI Overviews. Isto é importante porque a Google não ofereceu uma maneira nativa de desativar a função. Se tem uma conta Google, é provável que esteja a ver resultados de pesquisa gerados por IA, e isso não está a agradar à maioria das pessoas. A empresa foi inundada com solicitações para desativar esta novidade, mas ainda não reconheceu isso.

extensão inteligência artificial no Google

Obviamente, muitas pessoas cujos negócios dependem das receitas publicitárias não gostam nada desta funcionalidade. Representa uma grande ameaça para os seus rendimentos e, sem dúvida, muitos deles terão de encerrar as suas atividades devido a este facto.

A parte mais perturbadora desta situação é o facto de a Google nem sequer nos dar a opção de a desativar. Isto ocorre apesar da resposta negativa que a empresa está a receber de várias pessoas.

Bem, se não quiser ver resultados de pesquisa gerados por IA, pode então bloquear no Chrome.

Vai precisar de instalar a extensão do Chrome Hide Google AI Overviews. Se nunca utilizou extensões do Chrome antes, é simples instalá-la. Depois de clicar no link, será levado para a página inicial da extensão. Nessa página, clique no botão Adicionar ao Chrome que se encontra no canto superior direito do ecrã.

Assim que o fizer, verá aparecer uma janela pop-up a confirmar se pretende instalar a extensão. Também lhe dirá que tipo de permissões serão necessárias. Se adicionar a extensão, está a dar-lhe permissão para ler e alterar os seus dados em todos os sites da Google. Se isto não for algo que pretenda, talvez seja melhor deixar passar esta opção.

Depois de instalar a extensão, poderá aceder-lhe a partir da sua barra de ferramentas de extensões. A partir daqui, poderá fixá-la na sua barra de ferramentas ou desativá-la.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados