Alerta: as extensões que tem no Chrome estão a atrasá-lo!

É preciso dar atenção às extensões do Chrome. Cada extensão que instala pode contribuir para os tempos de carregamento da página e tornar a Web mais lenta. Algumas extensões são piores do que outras, mas em qualquer caso, deve desinstalar as extensões que não está a utilizar. É que na prática as extensões que tem no Chrome estão a atrasá-lo.

Alerta: as extensões que tem no Chrome estão a atrasá-lo!

Esta não é uma ideia nova. Os utilizadores de computadores têm tentado identificar extensões que consomem muitos recursos. Mas é difícil determinar a quantidade exacta de tempo, em milissegundos, que uma determinada extensão irá acrescentar ao processo de carregamento de um site.

extensões que tem no Chrome, Chrome proteger IP, navegação segura do Chrome
System hacked warning alert on notebook (Laptop). Cyber attack on computer network, Virus, Spyware, Malware or Malicious software. Cyber security and cybercrime. Compromised information internet.

Agora, um estudo do DebugBear está a lançar alguma luz sobre este assunto. Assim o DebugBear avaliou as 5000 principais extensões do Chrome para medir o seu impacto no processamento da CPU e no tempo de carregamento do Web site. Muitas extensões têm um impacto insignificante nos tempos de carregamento da página (mesmo que utilizem muitos recursos de CPU), embora existam muitas extensões que aumentam os tempos de carregamento da página em mais de um segundo.

Parece que as extensões de IA e de compras são as piores. O DebugBear descobriu que extensões como a Monica AI e a Klarna Pay Later são executadas antes de uma página Web terminar de carregar, forçando assim os utilizadores a esperar mais tempo do que deveriam.

Mas mesmo que uma extensão seja executada após o carregamento de uma página Web, pode consumir uma quantidade desnecessária de recursos do computador. Entretanto o Dark Reader que utilizamos também consome bastantes.

Os bloqueadores de anúncios são as únicas extensões que reduzem o tempo de carregamento da página, a utilização da CPU e da RAM. O objetivo de um bloqueador de anúncios é evitar que os sites carreguem recursos desnecessários, pelo que isto não é uma grande surpresa. No entanto, devo salientar que o impacto positivo de um bloqueador de anúncios pode variar consoante as suas definições e os sítios que visita.

Mesmo que consiga tolerar uma experiência de navegação lenta, deve desinstalar as extensões desnecessárias em nome da privacidade e da segurança.

Veja aqui a lista completa das extensões que ocupam muitos recursos.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados