SIM swapping: o ataque que ameaça o seu cartão SIM

Eventualmente nunca ouviu falar de uma coisa SIM swapping e que afeta o seu cartão SIM. No entanto, é um problema bem real e que está a acontecer. Na prática é como se de um momento para o outro alguém passasse a ter o nosso cartão SIM e nem sequer tiveram acesso ao nosso equipamento. Parece algo saído de um filme de ficção científica não é? No entanto, é algo bem atual. De um momento para o outro vemos dinheiro a sair da nossa conta por recebemos alguma notificação via rede Wi-Fi tentamos ligar para pedir ajuda e vemos que o nosso cartão deixou de funcionar e não conseguimos fazer chamadas. É um grande pesadelo e é quase inacreditável que estejam a roubar cartões SIM de telemóvel à distância!

SIM swapping: o ataque que ameaça o seu cartão SIM

roubar cartões SIM

- Advertisement -

Na prática este ataque conhecido por SIM swap ou troca de SIMS é como se alguém fosse a uma loja ou contactasse telefonicamente um operador a dizer que tinha perdido o cartão. Nestes casos o procedimento é autenticar quem está do outro lado. Como? Perguntam o nome completo, a morada, eventualmente número fiscal ou número de cartão de cidadão. Nessa altura e caso esteja tudo correto enviam-nos um novo cartão e anulam o anterior. Claro que para isto funcionar o utilizador mal intencionado tem de ter os nossos dados mas isso é o mais fácil do mundo. Basta que os tenhamos preenchido num formulário que estava num site falso ou que alguém tenha tido acesso a uma lista com contactos provenientes de roubos de dados feitos a uma empresa. É assim que é possível roubar cartões SIM de telemóvel!

roubar cartões SIM telemóvel

Assim que a outra pessoa receber e ativar o cartão, ou até antes disso, ficamos nós sem o nosso. Com esse cartão SIM a pessoa pode entrar no nosso WhatsApp e pedir dinheiro ou outras coisas aos nossos amigos fazendo-se passar por nós, receber códigos de autenticação de dois fatores para acesso aos mais variados serviços e muito mais.

Aliás depois com estes dados até podem alterar o número de contacto associado a vários serviços, como redes sociais e afins e depois é uma complicação para os resgatarmos. Ou seja, a nossa vida pode ficar virada do avesso de um minuto para o outro.

A importância do cartão SIM

Os cartões SIM são a nossa porta de entrada para muitos serviços. É através dele que recebemos mensagens e chamadas e por esse motivo alguém o pode utilizar para conseguir recuperar dados de acesso.

cartões SIM

Este problema está a tornar-se mesmo sério porque os cartões SIM são realmente importantes. Aliás os operadores estão atentos a isto.

As medidas dos operadores

Esta situação está a ser cada vez mais frequente e como tal já chamou à atenção dos operadores. Por exemplo em alguns casos já há protocolos a funcionar para evitar este roubo de SIMs. No entanto, em Portugal ainda não estão ativos. No entanto será uma questão de tempo até que medidas opcionais sejam implementadas.

Quais os sinais deste perigo?

No caso de ocorrer um ataque de SIM Swap quanto mais mais rapidamente se começar a resolver o problema melhor. Assim se não conseguir fazer chamadas ou tiver outros problemas é provável que esteja a ser vítima deste ataque.

SIM swapping cartão

Os sinais mais claro são a perda de serviço e não receber chamadas nem mensagens. Mesmo em locais onde costumava ter uma boa recepção.

A melhor forma de estar protegido deste ataque que permite roubar cartões SIM

Não existe uma bala mágica mas existe algo praticamente infalível. Se não partilharmos os nossos dados em sites, sobretudo maliciosos, será muito difícil sofrermos este ataque.

É que são estes dados que permitem que as pessoas contactem os operadores em nosso nome e façam tudo aquilo o que querem.

roubar cartões SIM, SIM swapping cartão

Mas atenção porque com os nossos dados pessoais podem fazer mais do que nos roubarem o cartão SIM. De facto, podem aderir a serviços em nosso nome e até fazerem compras.

É por todas estas razões que temos de ter toda a atenção ao que fazemos online.

Por vezes podemos achar que um simples preenchimento de dados não tem repercussões. A questão é que tem e muitas! Por tudo isso é preciso termos cuidado.

Sobretudo é preciso estarmos atentos a emails de phishing, sms e chamadas. É sobretudo deste modo que conseguem os nossos dados.

Dito isto, tenha muita atenção ao seu cartão SIM e sobretudo ao SIM swapping.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.