Ao que tudo indica, o mais recente padrão que rege a comunicação sem fios Wi-Fi (Wi-Fi 6E) não vai ter o sucesso pretendido! Ou seja, as taxas de adoção vão ser incrivelmente baixas, devido ao facto de não existirem componentes suficientes (ou o seu preço ser virtualmente proibitivo) na indústria para o adotar em massa.
Por isso, muitas das fabricantes decidiram “saltar” o Wi-Fi 6E, para apostar tudo o que têm no Wi-Fi 7. Ao fim ao cabo, o novo padrão chega ainda este ano, ou início de 2023.
Fabricantes não querem Wi-Fi 6E, vão saltar para o Wi-Fi 7!
Portanto, ao que tudo indica, as fabricantes vão continuar bem agarradas ao Wi-Fi 6, enquanto esperam pelo aparecimento do Wi-Fi 7, que na verdade, já não está assim tão longe quanto isso. Porquê? Ao que tudo indica, o Wi-Fi 6E está a ser uma das grandes vítimas da crise de produção, consequência da pandemia global que ainda se faz sentir.
Desta forma, em vez de atrasar lançamentos, a indústria vai continuar com o Wi-Fi 6, enquanto espera pelo Wi-Fi 7, que pelos vistos, está a menos de um ano de distância.
Em suma, tendo sido lançado a meio do ano passado, o Wi-Fi 6E é um standard que tinha como grande objetivo trazer para cima da mesa todas as vantagens do Wi-Fi 6, para um espetro de frequências completamente novo (6 GHz). Entretanto, rapidamente tivemos os primeiros routers, e até smartphones com suporte à tecnologia! Contudo, a crise de produção fez das suas, e tudo ficou em banho maria até agora.
Assim, como o Wi-Fi 7 oferece mais do dobro da velocidade do 6E, e as fabricantes já têm o seu desenvolvimento quase terminado. Está na hora de dizermos adeus ao Wi-Fi 6E, para esperar pela nova geração. Temos de ser realistas, o Wi-Fi 6E sempre foi pensado para ser um “meio caminho”! Mas verdade seja dita, ninguém esperaria que tivesse 0 impacto no mercado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já tem aparelhos Wi-Fi 6 ou 6E em casa? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!