Câmera Frontal debaixo do ecrã? Esqueça isso!

Há muitos anos que estamos à espera de ver ecrãs verdadeiramente infinitos nos smartphones modernos, naquilo que seria ver as muitas fabricantes deste mundo a serem capazes de esconder muito do hardware necessário para o bom funcionamento dos seus aparelhos, debaixo dos cada vez mais evoluídos painéis OLED. Estamos a falar dos sensores de luz, sensores 3D, e claro, o sensor que dá vida à câmera frontal!

Pois bem, até aqui, o sonho de ter uma câmera de frontal 100% funcional, debaixo do ecrã OLED, tem sido apenas e só isso… Um sonho.

Mas não existem já alguns smartphones com câmeras escondidas? Sim! Mas estamos muito longe de uma implementação realmente apelativa.

Sensor Frontal debaixo do ecrã? Esqueça isso!

Consegue ver ali o sítio da câmera? Bem no centro da parte de cima do ecrã OLED?

Portanto, caso não saiba, a ZTE até já apostou na tecnologia em 2020, com o seu Axon 20 5G, e desde aí, tem tentado melhorar a tecnologia aos poucos. Resultando noutros aparelhos como o Axon 30 e Axon 30 Ultra, bem como nos aparelhos RedMagic da sua submarca Nubia.

No entanto, enquanto na gama Gaming RedMagic, a coisa resulta mais ou menos, porque o foco é jogar com a melhor qualidade possível, no restante mercado… A implementação é obviamente ineficiente.

Chegámos ao ponto de a própria Samsung, a rainha dos ecrãs OLED, afirmar que a câmera escondida no ecrã dobrável do seu Z Fold4 serve apenas para ‘desenrascar’! Os utilizadores devem continuar a utilizar a câmera frontal principal para selfies e captura de vídeo mais a sério.

Porquê?

Exemplo de qualidade de imagem
Exemplo de qualidade de imagem à noite

É muito simples! Para esconder um sensor de fotografia debaixo de um ecrã OLED, é necessário diminuir a resolução da área imediatamente acima da câmera, para deixar algumas ‘gretas’, para a entrada da luz.

Afinal de contas, sem luz, não existe captura de imagem. O problema é que isto faz com que a entrada luz seja quase sempre insuficiente. Isto já para não falar da necessidade de também retirar a grelha de pixeis de todas as imagens capturadas, com a ajuda de algoritmos de processamento.

Além de tudo isto, se olhar com atenção, aquela área do ecrã tem uma qualidade de imagem um pouco diferente daquela que vê no restante ecrã.

É algo que há deveria estar mais evoluído, de forma a tornar o sensor escondido algo completamente normal, pelo menos no lado Android da coisa… Mas pelos vistos, está muito longe de ser uma realidade.

Num mundo em que todos os smartphones são extremamente parecidos, este deveria ser o próximo grande salto. Mas honestamente… Acho que nem em 2023 vamos ver uma boa implementação da tecnologia, e muito provavelmente, nem em 2024. Temos muito que esperar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também