Samsung começou produção em massa de memória GDDR6

28187
0
Share:

Pela primeira vez, a Samsung está a produzir em grandes quantidades memória GDDR6, memória mais rápida e eficiente que a sua antecessora, a memória GDDR5, por isso preparem-se para a chegada de placas gráficas com esta nova memória

Memória GDDR6 Samsung

A memória GDDR6 da Samsung é baseada na sua tecnologia de 10 nanómetros, oferecendo dobro da densidade que a antiga tecnologia de 20 nanómetros que era utilizada na memória GDDR5, aumentando a capacidade de 8 gigabits para 16.

A empresa promete velocidades a rondas os 18Gbps(Gigabits por segundo) e taxas de transferência de 72GB/s, como se isso não fosse excitante o suficiente, estes novos chips de memória são também mais eficientes energicamente, visto que correm a 1.35V, enquanto que a antiga iteração, corria a 1.55v com velocidade a rondar os 9Gbps.

O resultado de tudo isto deverá ser placas gráficas significativamente mais rápidas para jogos e outras tarefas como processamento de vídeo.

Ah… e como não poderia deixar de ser, melhor performance no mining de criptomoedas.

LER MAIS
Veja o desempenho do novo AMD Ryzen 5 2600 Zen+

O comunicado da Samsung diz que:

“A produção imediata de chips GDDR6 Samsung irá ultrapassar o que vemos actualmente na memória GDDR5X em termos de performance.”

A Samsung já tinha anunciado planos para produzir memória GDDR6 em 2016, mas apenas revelou há alguns meses que apenas iria começar a produzir em Janeiro.

No entanto, não está sozinha, a SK Hynix e a Micron também planeiam começar já este ano a produção em massa deste tipo de memória, o que será muito bom se queremos bom stock de placas gráficas de nova geração.

Curiosamente, apenas vão começar a produzir chips com velocidades de 16Gbps e 12 Gbps, respectivamente, que são um pouco mais lentos que os chips que a Samsung.

Isto é apenas o início, estas empresas vão com toda a certeza puxar os limites desta nova tecnologia nos próximos anos, como tem sido hábito.

Share:
Nuno Miguel Oliveira

O que acha disto?