Inicio Android Vale a pena comparar as especificações dos smartphones?

Vale a pena comparar as especificações dos smartphones?

Se por acaso precisa de um novo smartphone, provavelmente irá ter atenção ao processador, RAM, armazenamento, bateria, e ainda à qualidade fotográfica, isto tudo claro tendo em conta o seu orçamento.

Mas comparar todas estas especificações ainda faz sentido ?

Um telemóvel é muito mais que a soma dos seus componentes, eles são a conjunção de vários componentes electrónicos dependentes de vários tipos de engenharia, programação e ainda técnicas de fabrico para serem o melhor naquilo que fazem.

O mais interessante em tudo isto, é que chegámos a uma altura do campeonato em que os telemóveis evoluíram tanto, em tão pouco tempo, que até um modelo de baixa gama consegue fazer tudo o que um topo de gama.


Nota do Redator – Ainda sou do tempo dos Nokias 3310/3330, dos toques, de mandar uma SMS sem olhar para o teclado sem estar preocupado com o auto-correct.

Não existiam selfies, e o jogo do momento era o Snake ! E só tenho 26 anos !

Smartphone


Desempenho – Processador e memória RAM

Smartphone

Comparar telemóveis com base no processador ou RAM não é fácil, como podemos ver pelo que a Apple faz, ao conseguir uma fluidez em todos os seus aparelhos, muitas vezes com especificações mais baixas que os seus concorrentes diretos.

Não é preciso olhar para as especificações de um telemóvel para saber que um modelo topo de gama irá ser extremamente rápido e fluido, enquanto que um modelo de média gama apesar de não ter as mesmas especificações também irá oferecer uma experiência excelente, e claro a custar menos dinheiro.

Pode usar benchmarks para tentar perceber o melhor telemóvel para si, mas estes representam o seu caso de uso real ?

Por vezes vemos fabricantes a afirmar que o seu novo processador é 30% mais rápido que o seu antecessor, mas claro que isto irá depender do que irá fazer com ele.

A velocidade da memória, a arquitectura do processador e até a maneira como as suas aplicações favoritas são feitas, vão ter um impacto na fluidez do seu aparelho.

A não ser que esteja a editar vídeos 4K ou a jogar os jogos mais exigentes, provavelmente nem irá notar estes acréscimos de velocidade.

Memória RAM

Smartphone

Mais RAM permite que tenha mais aplicações abertas no seu telemóvel, mas claro que um telemóvel com mais memória não vai ser necessariamente mais rápido que os seus rivais.

Tudo irá depender da eficiência do seu sistema de gestão de memória, por exemplo, o OnePlus 5T tem 8GB de memória, que em comparação com o iPhone X, é mais do dobro, no entanto o telemóvel da Apple é considerado um dos telemóveis mais rápidos do mundo.

Talvez um dos maiores factores a considerar, é que o sistema operativo Android da Google foi concebido para milhares de aparelhos, enquanto que o iOS da Apple é feito para meia dúzia de aparelhos.

E claro que a empresa de Cupertino controla os dois lados da moeda, Hardware e Software, enquanto que a Google apenas fabrica o Software dos telemóveis Android.

O que em termos de memória RAM faz com que as aplicações para iOS saibam exactamente com que Hardware contar, o que as torna mais eficientes na sua execução, poupando RAM.

Se quiser saber mais acerca das diferenças entre o Android e o iOS, leia o nosso artigo:

Claro que não estamos a dizer que o poder de processamento ou quantidade de memória RAM não interessa, claro que é algo que precisa de considerar se pretende mudar de smartphone, apenas queremos explicar, que no fundo não é apenas isso que interessa.

Câmera

Smartphone

Noutros tempos, as especificações da câmera eram aquelas que mais vezes eram postas de lado, por serem irrelevantes, até que os fabricantes decidiram abandonar a jogada de aumentar a quantidade de megapíxeis todos os anos, para optimizar as lentes noutras áreas.

Detalhes como os megapíxeis, abertura da lenta, entre outros ainda são muito importantes, mas não contam toda a história.

Por exemplo o processador dedicado para imagem do Google Pixel 2, que foi concebido para ter a capacidade de gerir todo o processamento HDR e outros tipos de manipulação de imagem para produzir fotos com uma qualidade nunca antes vista num smartphone.

Ou seja, o Google Pixel 2 basicamente faz mais com menos informação, visto que apenas conta com uma câmera de 12 megapixeis.

Mas não foi só a Google que percebeu isto, todos os fabricantes estão a adicionar a sua própria combinação de hardware com optimizações de software para conseguir tirar as melhores fotos possíveis, com o seu smartphone.

Por isso sim, as especificações são muito importantes, mas há muito mais a ter em conta.

Bateria

Smartphone

A capacidade da bateria é medida em mAh, ou seja miliampere-hora, mas claro que dois telemóveis com a mesma capacidade podem ter um tempo útil de bateria bem diferente.

Por exemplo, o Samsung Galaxy S8 tem uma bateria de 3000mAh, enquanto que o iPhone X tem uma bateria de 2716mAh, por isso o S8 vai durar mais tempo, certo ?

Errado. Existem vários factores que influenciam a performance de uma bateria.

Factores como o brilho do ecrã, qualidade do sinal do seu operador, ou se tem ou não o GPS ligado vão ter impacto na sua bateria, mas também temos outros factores um pouco menos claros.
Como as optimizações feitas pelo fabricante, por exemplo, o Galaxy S9 deverá chegar ao mercado com a mesma capacidade de bateria do seu antecessor, 3000mAh, mas provavelmente irá durar mais tempo, devido a aumentos de eficiência.

Mas vamos continuar a comparar, não é ?

Smartphone

Apesar de tudo isto, claro que vale a pena olhar para as especificações de cada smartphone quando vamos investir o nosso dinheiro num novo aparelho, apenas queremos que vá mais além.

Alguns fabricantes, por vezes, conseguem fazer maravilhas com especificações modestas, ou então, falhar
completamente com um telemóvel que parece fantástico no papel, mas que oferece uma experiência de utilização miserável.

O melhor que tem a fazer, é após escolher os seus alvos, ler o maior número de testes/análises em sites de confiança.
Coff Coff como a Leak.pt Coff Coff 😛 😀

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 COMENTÁRIO

Leia também

Your Phone do Windows vai ficar muito mais poderoso!

Com o Windows 10 Build 20221, a aplicação Your Phone da Microsoft vai ter direito a uma novidade. Chama-se “fixação de notificações”. Para quem...

Microsoft Edge vai mesmo rebentar com o Google Chrome!

O novo Microsoft Edge está lentamente a chegar a todos os dispositivos através do Windows Update e também vem pré-instalado no update de Outubro...

Oppo Reno4 Lite: certificação revela especificações principais

A Oppo está a trabalhar arduamente na familia de smartphones Reno. Dito isto, já apresentou o Oppo Reno4 e o Reno4 Pro na China...

TicWatch Pro 3: justifica-se um preço de 299 Euros?

A Qualcomm revelou dois novos chipsets para wearables em junho. Falo do Snapdragon Wear 4100 e 4100+. Os novos chips são uma atualização significativa...

Nokia 7.3: novas imagens revelam todos os pormenores!

Antes do evento Nokia Mobile há alguns dias, houve relatos de que o Nokia 7.3 seria lançado em 22 de setembro. No entanto, este...