Samsung Exynos 981: o novo chipset gama-média com 5G!

Neste momento as atenções estão voltadas para os componentes utilizados no Galaxy S21. De facto, ainda ontem referimos o facto do Galaxy S21 Ultra já estar a ser produzido. Pode ler mais sobre isto aqui. Entretanto e enquanto esperamos pelo novo chipset Exynos do novo topo de gama, eis que há um novo processador gama média a reunir muita atenção. Falo em concreto do Samsung Exynos 981.

Samsung Exynos 981: o novo chipset gama-média com 5G!

A Samsung disponibiliza alguns smartphones de gama média muito bons. Aliás a gama Galaxy A é um excelente exemplo disso. Ora os novos equipamentos de 2021 vão necessitar de um novo chipset e talvez se possa chamar Exynos 981. Este processador não anunciado foi localizado no Bluetooth SIG, mas pouco se sabe sobre ele até agora.

O que sabemos é que a Samsung tem um novo chipset de gama média na manga. Chama-se Exynos 1080 e a Samsung confirmou que vai utilizar os mais recentes núcleos Cortex-A78 da ARM. Muitos acreditam que este será o sucessor do Exynos 980.

Entretanto, o Exynos 980 não foi usado no Galaxy A51. Chegou muito depois deste dispositivo chegar ao mercado. Assim ele usa o Exynos 9611. De facto, a Samsung só usou o Exynos 980 nas variantes 5G do Galaxy A51 e Galaxy A71.

Então, onde fica o Exynos 981? Se for de facto o sucessor do Exynos 980, então pode ser usado nas variantes 5G do Galaxy A52 e Galaxy A72. Entretanto a Samsung também vendeu o Exynos 980 para outros fabricantes como a Vivo. Assim pode fazer isso com este novo chipset também.

Isto significa que o próximo Exynos 1080 não terá 5G integrado?

A ser verdade também destacaria o facto de que a Samsung venderá variantes 4G e 5G separadas dos gama média mais importantes. Isto faria sentido. Esses modelos vendem muito bem em mercados onde não há sinal de 5G. Dito isto, não faz sentido equipá-los com um chipset habilitado para 5G.

Avançando, a listagem do Bluetooth SIG não revela muito sobre o Exynos 981 além do seu suporte para o standard Bluetooth 5.2. Este pedido de certificação foi feito pelo Samsung Cambridge Solution Center, que faz parte da Samsung Electronics.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Oppo Watch 2: afinal há uma versão que tem uma surpresa!

No ano passado a OPPO apresentou o primeiro smartwatch chamado Oppo Watch. Dito isto, este equipamento até teve direito a uma edição especial com...

Mundo dos portáteis abriu os braços aos ecrãs OLED (com 90Hz!)

Gostava de ver ecrãs OLED no mundo dos portáteis? Está lentamente a acontecer! (Graças a fabricantes como a ASUS e a fornecedores como a...

XBOX: segunda metade de Setembro cheia de novos jogos!

A Microsoft está a adicionar muitas novidades ao XBOX Game Pass nesta segunda metade de Setembro e isto são sem dúvida grandes notícias. Especialmente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!