Samsung Exynos 980: Saiba todas as especificações já confirmadas!

Se é um dos entusiastas dos processadores Samsung, está no lugar certo para saber todas as novidades. Afinal de contas, neste artigo irá encontrar todas as especificações que foram anunciadas e confirmadas pela empresa sobre o seu novo Exynos 980.

O Exynos 980 é o primeiro SoC 5G da Samsung!

Como deve saber, os Exynos são os processadores base dos equipamentos da gigante Samsung. Fazendo parte de vários aparelhos desde a média gama até aos topos de gama da empresa (Que utilizam também o Snapdragon da Qualcomm em alguns mercados, com capacidades equivalentes.)

No entanto, saiba que a Samsung não é a única a aproveitar os Exynos! Muitas outras empresas apostam também nos processadores da empresa Sul-Coreana, como a Meizu, a Motorola e agora até a Vivo.

Samsung Exynos

Novo Vivo X30 vai ser baseado no futuro Exynos 980!

A Vivo já confirmou estar a contar com o novo processador para equipar o seu próximo equipamento de gama alta. Contudo, o primeiro equipamento que sairá para o mercado com este SoC deve ser da Samsung! O muito aguardado Galaxy A71.

Quais são as especificações e funcionalidades do novo processador?

A grande novidade deste processador é o seu Modem 5G que lhe garante total suporte para as redes de nova geração. Dito isto, este é um SoC Octa-core que conta com dois cores a 2.2GHz Cortex-A77 e seis cores a 1.8GHz Cortex-A55, acompanhados pelo GPU ARM Mali-G76 MP5 bem como um NPU integrado. Em suma, uma mistura entre núcleos A77 mais potentes para tarefas difíceis e núcleos A55 para as tarefas diárias comuns, um conjunto focado na Potência/Autonomia.

Além da potência pura, este CPU foi desenhado com base na arquitetura FinFET de 8nm sendo  capaz de suportar uma resolução de até 3360 x 1440, LPDDR4X RAM, UFS 2.1 e armazenamento eMMC 5.1.

Assim sendo, traz também um processador de sinal digital (DSP) e um NPU dedicado capaz de melhorar as suas fotografias e de melhorar o seu assistente inteligente.


(Análise) TCL Plex: Como é que um ecrã LCD consegue ser tão bom!?


Novo DSP e NPU trazem maior fluidez ao equipamento!

Em vez de contar com a ligação ao servidor, o seu assistente inteligente fará tudo isso no próprio dispositivo. Reduzindo imenso o tempo de resposta e aumentando a segurança e privacidade das suas informações.

Aliás, até nas câmeras este processador promete imenso! Afinal de contas, consegue suportar até cinco sensores individuais, com a maior novidade a ser o processamento de três sensores em simultâneo, oferecendo assim uma melhor experiência e captura de imagem ainda mais eficiente.

Já que estamos no campo da fotografia, saiba que o Exynos 980 suporta um sensor de até 108MP em conjunto com outros dois de 20MP (em simultâneo). Aqui enquanto o NPU deteta o ambiente, o ISP ajusta automaticamente a exposição, matriz, o balanço de brancos, nitidez, saturação e muito mais. Esperamos daqui nada menos que resultados incríveis.


Samsung Exynos 9611: a aposta no overclock e inteligência artificial


Dito isto, em termos de reprodução, o Codec de formato múltiplo (MFEC) no Exynos 980 suporta codificação e descodificação de vídeos 4K UHD a 120fps. Ou seja, poderá filmar e visualizar vídeos com toda a qualidade em formato 4K com 120fps. Esperemos que o ecrã do equipamento também consiga 120hz…

Quanto às conexões temos aqui o novo Wi-Fi 6 que oferece não só velocidades mais rápidas para uma melhor experiência online, como também respostas mais rápidas e uma conexão mais fluída. Entretanto, conta com suporte para Bluetooth v5.0 com conectividade para vários equipamentos e GNSS para um mapeamento preciso da sua localização.

Em suma, apesar das recentes notícias sobre os Exynos topo de gama, a empresa deve conseguir impressionar com este novo SoC. No entanto para conquistar o mercado também terá que sair a um custo acessível para as fabricantes e consumidores.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gran Turismo 7: Meteorologia vai afetar TUDO!

Gran Turismo sempre teve o grande objetivo de ser um simulador a sério, e pelos vistos, com o novo título da saga (GT 7),...

iPhone 13: ‘Notch’ ficou mais pequena, mas esqueça a % da bateria

A nova gama de smartphones iPhone 13 já foi anunciada! Trazendo consigo um design ligeiramente diferente, onde claro está, temos de salientar a diminuição...

Alerta Windows 10: apague agora mesmo a sua password!

A Microsoft acaba de lançar o alerta para milhões de utilizadores do Windows 10 e pede que as pessoas apaguem as suas passwords. Atenção,...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!