Ryzen 4000 no início de 2021? 10nm da Intel só daqui a 1 ano e meio

A AMD já disse publicamente que os novos processadores Ryzen 4000 baseados na arquitetura Zen 3 deverão chegar no fim do ano de 2020… No entanto, parece que a coisa começa a não fazer muito sentido, especialmente quando temos em conta o impacto do COVID-19 no mercado, e clara falta de concorrência da Intel.

Afinal de contas, a AMD está neste momento a preparar os seus novos Ryzen 3000 XT, que deverão ser mais do que suficientes para manter as vendas altas até à chegada dos Ryzen 4000 em 2021.



Ryzen 4000 no início de 2021? 10nm da Intel só daqui a ano e meio

Ryzen 4000 no

Portanto, a AMD deverá adiar um pouco o lançamento dos Ryzen 4000, porque… Os atuais Ryzen 3000 continuam a vender que nem pãezinhos quentes! Nem os recentes Intel Core 10000 foram capazes de parar o comboio da AMD, visto que a rival da Intel continua a ocupar 4 lugares do Top 6 na Amazon, com o Ryzen 7 3700X a liderar sem grandes dificuldades. (Uma tendência que se replica um pouco por todo o mundo, como é o caso da maior retalhista Alemã MindFactory -> link)

Dito isto, na minha opinião, os Ryzen 3000 XT são a maior prova de que os Ryzen 4000 vão chegar apenas no início do próximo ano. Ou seja, a AMD está a aproveitar a onda de sucesso, para estender um pouco o ciclo de vida dos atuais produtos… Porque, ao fim ao cabo, não faz qualquer sentido lançar já um produto completamente novo (e caro de produzir). Quando a Intel continua presa ao processo de 14nm, e deverá continuar presa durante pelo menos mais 18 meses (!).

Sim, a AMD já afirmou várias vezes de forma bem pública, que as arquiteturas Zen 3 e RDNA 2 irão chegar algures na segunda metade de 2020. No entanto, no caso da arquitetura Zen 3, é bem provável que a sua chegada ao mercado seja feita na forma dos processadores Epyc. (As versões para desktop deverão chegar bastante mais tarde.)

A AMD não sente qualquer pressão para lançar os Ryzen 4000!

Em suma, a fabricante prefer aperfeiçoar os produtos, em vez de ir a correr e aos saltos lançar algo completamente novo, quando os seus atuais produtos são uma autêntica mina de ouro. Em suma, na minha opinião, acho que vamos ter uma grandiosa apresentação na CES 2021 em Janeiro! Com disponibilidade nas lojas de referência algumas semanas depois.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também