Inicio Android (Especial) Qual é a melhor maneira de limpar o lixo do smartphone?

(Especial) Qual é a melhor maneira de limpar o lixo do smartphone?

Apesar de todo o avanço da tecnologia, especialmente no mundo dos smartphones, a verdade é que o uso intensivo no dia a dia faz sempre que fiquem alguns ficheiros completamente inúteis para trás.

É exatamente por isso que vários utilizadores adoram apps como o ‘Clean Master’ ou ‘Battery Plus XXL’, e similares… Que apesar do seu nome sugestivo, acabam por fazer mais mal do que bem. Dito isto, sabe qual é a melhor maneira de limpar o seu fiel companheiro do dia a dia?



(Especial) Qual é a melhor maneira de limpar o ‘lixo’ do smartphone?

limpar smartphone

Portanto, primeiro é preciso dizer que o que vamos sugerir aqui é apenas para os smartphones Android! Isto porque o sistema operativo que dá vida ao iPhone (iOS) não coleciona ficheiros inúteis na memória do aparelho.

Tirando isto do caminho, existem várias formas de limpar lixo do seu smartphone Android, incluindo aplicações third party, mas neste caso é preciso ter algum cuidado, exatamente devido ao que disse em cima, algumas destas apps fazem mais do que bem, nomeadamente no campo da segurança e privacidade do utilizador.

Por isso, vamos falar de algumas coisas mais ‘mão na massa’.

1. Vá ao Gestor de Aplicações e perceba quais são as apps que estão a ocupar mais espaço. Isto é essencial para perceber como está a funcionar o sistema de cache da sua máquina. Depois disto determinado, basta ir à app e limpar os dados em memória.

2. Vá à pasta Downloads e verifique o que está por lá. Como o SO Android não apaga nada sozinho, é bem provável que tenha muita coisa por lá. Especialmente se tiver um smartphone com alguns meses/anos. Veja se precisa de alguma coisa e apague o resto.

3. Passe as suas fotos e vídeos para o Google Fotos. Desta maneira poderá poupar uns quantos gigas na sua memória local.

4. Desinstale aplicações que não use! Pode pensar que ter uma app instalada quietinha não faz mal nenhum, mas pode estar a consumir recursos essenciais do seu smartphone, incluindo RAM e Armazenamento.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Samsung Galaxy A42 5G: renderizações estão na Internet!

A Samsung está a apostar forte nos smartphones 5G. Especialmente no campo da gama média. O primeiro passo foi dado com o Galaxy A51...

NVIDIA resolveu o problema das RTX 30! (Mas baixou as frequências)

Como deve saber, o (reduzido) stock de placas RTX 3080 está a dar problemas a quem fez tudo por tudo para conseguir meter as...

(Especial) A LG ‘estranha’ está de volta! E ainda bem!

Quando estamos inseridos numa indústria como a tecnológica, nomeadamente a de smartphones, começa a ser um pouco aborrecido ver aparelhos que são no fundo...

Duplo de Vin Diesel quase morreu em Fast And Furious 9! Como?

Quando os filmes de ação tentam transparecer ao máximo o realismo que existe nas cenas, é óbvio que algo de perigoso está a ser...

Apple Watch Series 6: Rastreio de SpO2 ainda na fase inicial?

O Apple Watch Series 6 aperfeiçoou muitas das funcionalidades do seu antecessor. Afinal de contas, tem um ecrã “Always On” mais brilhante, um processador...