Alerta: Utiliza carregadores USB públicos? Tenha muito cuidado!

É cada vez mais comum ver carregadores USB públicos em lojas, cafés, aeroportos e centros comerciais. Afinal de contas, apesar de todo o poder dos nossos smartphones, a sua bateria continua a ser um calcanhar de Aquiles gigantesco. Especialmente, quando devido a algum imprevisto ficamos demasiado tempo longe do nosso carregador.

No entanto, apesar de muito provavelmente gostar e até já ter usado um posto de carregamento público (como eu, várias vezes). Já existem vários casos de indivíduos apanhados a ‘mexer’ nestas estações… Um fenómeno denominado de ‘Juice-Jacking‘.



Alerta: Utiliza carregadores USB públicos? Tenha muito cuidado!

carregadores usb públicos

Portanto, é perfeitamente possível que um destes postos de carregamento público tenha sido acedido de forma discreta por alguém mal intencionado. O que claro está, pode resultar na instalação de hardware extra que por sua vez irá aproveitar o cabo de carregamento para roubar informação privada, instalar malware, entre outras coisas. Muito resumidamente, poderá acontecer isto:

  • Informação pessoal partilhada com o ‘hacker’ (dados, contactos, e-mails, etc…).
  • Instalação de software que irá enviar os seus dados de forma contínua para o atacante.
  • Instalação de software capaz de reconhecer os seus toques no ecrã, informação valiosa caso o atacante queria entrar nas suas contas bancárias.

Curiosamente, para lhe meter ainda mais medo, este tipo de software malicioso nem sequer ataca no imediato. É possível que o software fique a funcionar durante o tempo que o hacker achar necessário, antes de enviar tudo para o atacante. Ou seja, o ataque pode durar, horas, dias, ou até semanas, antes que toda a informação seja enviada.

Como evitar isto? Ande com o seu próprio carregador, ou powerbank. Hoje em dia é super fácil e barato encontrar uma boa powerbank, com grandes capacidade. Por isso, não faz sentido por-se em risco por 10 ou 20% de bateria.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também