Multas: A que velocidade dispara um Radar de Velocidade?

Um radar de velocidade, teoricamente, deveria disparar imediatamente acima da velocidade limite de cada estrada em que circula. Porém, devido a várias razões, as coisas não funcionam assim de forma tão simples.

Primeiro, a velocidade que vê no velocímetro do seu automóvel, não é a velocidade real a que o seu automóvel circula. Segundo, apesar de cada vez mais avançados, os radares de velocidade não são ainda capazes de registar a velocidade instantânea de um qualquer veículo, com 100% de fiabilidade. Por isso, existe a regra dos 7. O que é isto?

- Advertisement -

Radar de Velocidade: A que velocidade dispara um radar?

radar
Radar Fixo

Portanto, todos os radares têm algo em comum, uma margem de erro, ou tolerância conhecida como Regra dos 7.

Basicamente, é uma margem de erro aceitável, que como já deve ter percebido, vai até aos 7%, para mais ou para menos. Isto significa que mesmo que um veículo vá acima da velocidade máxima numa dada estrada, a multa só será enviada para a casa do dono, se a diferença entre a velocidade real e o limite de velocidade ultrapassar os 7%.

Por exemplo, em autoestrada, o limite é de 120 km/h, por isso, se circular a 128 km/h não será multado. Entretanto, dentro das localidades a velocidade é de 50 km/h, por isso, se passar no radar a 53 km/h não será multado.

Porem, aqui temos novamente de dizer que a velocidade real do veículo não é igual à velocidade que vê no velocímetro do seu automóvel.

Resumidamente, as fabricantes têm de seguir várias normas legais na criação de um qualquer veículo automóvel, e claro, a velocidade demonstrada no painel é uma delas.

Por isso, neste campo, as fabricantes vão sempre precaver por excesso, de forma a conseguir ficar dentro da diretiva europeia que controla toda a regulamentação e produção automóvel.

Em suma, em forma de zelo, o seu velocímetro vem “programado” para demonstrar uma velocidade acima da real. (A diferença entre a velocidade real e a velocidade demonstrada no tablier é diferente de marca para marca.)

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.