Atenção! Isto vai resolver o problema se o seu carro não pega!

Quando o seu automóvel não pega, isso deve-se normalmente a um problema com uma das peças que começa a funcionar quando acciona a ignição. Este facto não deve surpreender, porque, tal como acontece com o desgaste, alguma coisa acaba por avariar. Pode ser qualquer coisa, desde a bateria do carro até à bomba de combustível e, na maioria dos casos, é muito fácil de identificar e reparar. Vamos dizer-lhe como resolver o problema se o seu carro não pega!

Atenção! Isto vai resolver o problema se o seu carro não pega!

Bateria

A bateria do seu automóvel alimenta as unidades eléctricas e liga o motor. Claro que, tal como qualquer outra peça, a bateria do seu automóvel não dura para sempre. Eventualmente, as baterias enfraquecem e deixam de ter carga suficiente para ligar o motor. O mais comum é que a culpa seja de uma bateria descarregada.

Normalmente, a bateria do seu automóvel carrega-se sempre que o motor é ligado. No entanto, se não utilizar o seu automóvel durante um mês ou dois, quando tentar ligar o motor, este pode não funcionar porque a bateria se esgotou durante esse período. Outra causa comum é deixar uma unidade eléctrica, como os faróis, ligada durante muito tempo enquanto o motor está desligado. A bateria do carro fica totalmente descarregada e o carro não pega. Felizmente, recarregar a bateria não custa muito. Pode resolver este problema recorrendo à bateria de outro automóvel como fonte de carga eléctrica inicial e deixando o motor recarregar a sua bateria.

arrancar um carro a gasolina com um elétrico, carro não pega

Para ligar o carro, precisa de alguns cabos de ligação que liguem o motor a outra fonte de energia. Normalmente, estão identificados com um sinal + e – ou com um código de cores para que saiba onde colocar os cabos na bateria. Prenda-os ao terminal da bateria e ao da bateria que está a utilizar para ligar o carro. Quando terminar, volte a ligar o motor e deverá ouvir o ronronar do seu veículo. Depois de o carro arrancar, deixe o motor a trabalhar durante algum tempo para que a bateria possa carregar.

Limpar os terminais da bateria corroídos

Por vezes, a bateria do seu carro está em boas condições, mas se olhar mais de perto para o terminal que a liga ao resto do carro, notará uma substância esbranquiçada ou esverdeada e, possivelmente, até mesmo um pó azulado à sua volta. Esta é uma prova de corrosão, que é causada por sobreaquecimento e fugas de fluidos e é mais comum nas baterias mais antigas.

Embora o terminal da bateria possa parecer insignificante, distribui a energia da bateria do automóvel para o resto do veículo, pelo que um terminal corroído interrompe o sistema elétrico do seu veículo. Com tempo suficiente, pode até impedir o arranque do seu automóvel.

mudar a bateria do automóvel, Quer mudar menos vezes a bateria do seu automóvel? Faça isto!, bateria do automóvel durar mais, salvar a bateria do carro

Assim, se notar corrosão no terminal da bateria, pode limpá-lo você mesmo com alguns artigos domésticos. Primeiro, misture uma colher de bicarbonato de sódio com água. Utilize esta mistura para limpar a área afetada. Desligue ambos os terminais e, em seguida, utilize uma escova embebida na solução para raspar suavemente a corrosão. Quando terminar de limpar o terminal, aplique um pouco de massa lubrificante e volte a ligar os terminais.

Agitar o volante

Por vezes, o problema pode ser o facto de a chave nem sequer rodar quando a coloca na ignição. Apesar do que possa pensar, este é um problema comum e, felizmente, tem uma solução fácil. Em primeiro lugar, é importante saber porque é que a chave se recusa a rodar. Compreendê-lo ajudá-lo-á a resolver o problema e, potencialmente, a evitar que volte a acontecer.

volante do carro limpo, carro não pega

Essencialmente, uma chave de ignição inicia o fluxo de corrente para o motor de arranque, que liga o motor. Isto permite que a corrente flua através do sistema de ignição. Se a chave de ignição não conseguir fazer isto, uma causa comum é um volante preso. Muitos volantes estão programados para bloquear quando a chave de ignição é retirada da ranhura, fazendo com que o volante permaneça numa posição. No entanto, quando a direção não está alinhada corretamente, isso pode constituir um problema. Isto acontece frequentemente quando se estaciona o carro e se esquece de realinhar a direção e endireitar os pneus.

Limpar as velas de ignição

Uma faísca é um dos três elementos necessários para um motor de combustão interna, o que faz com que as velas de ignição sejam uma parte importante do seu automóvel. No entanto, com o tempo, podem tornar-se defeituosas ou sujas. Se for esse o caso, é provável que note que o seu motor pára quando liga o carro. O passo seguinte é limpar ou substituir completamente as velas de ignição antigas.

carro não pega

Para limpar a vela de ignição, comece por retirar a tampa do motor e, em seguida, a bobina de ignição. As velas de ignição tendem a ficar presas, pelo que pode pulverizar um pouco de WD-40 sobre elas e deixá-las repousar durante alguns minutos para facilitar a sua remoção. Depois de as retirar, limpe-as e volte a colocá-las no lugar.

Substitua os filtros de combustível

Se o seu carro não pegar, pode verificar se o filtro de combustível está entupido. Da mesma forma que utiliza um filtro de ar para purificar o ar de poeiras e detritos, um filtro de combustível faz o mesmo com o combustível que coloca no seu depósito. Embora a sua localização possa variar, encontra-se normalmente entre o depósito de combustível e o motor. Uma vez que funcionam como purificadores, faz sentido que possam ficar obstruídos ao fim de algum tempo.

imobilizador do motor, motor do carro sobreaquecer

Se os filtros ficarem obstruídos durante muito tempo, começarão a impedir o fluxo de combustível, o que significa que o seu automóvel não conseguirá fazer circular o combustível de que necessita para arrancar. É necessário substituir os filtros de combustível com frequência.

Testar o motor de arranque

O motor de arranque do seu automóvel actua como o intermediário entre a bateria e o motor e, como o nome indica, põe o motor a trabalhar. Se o motor de arranque estiver avariado, notará que as unidades eléctricas do seu automóvel, como o rádio ou as luzes, continuam a funcionar, mas o motor não arranca. Também pode ouvir um estalido quando tenta ligar o carro.

Testar o alternador

Se alguma vez teve problemas com a sua bateria, provavelmente já ouviu a palavra alternador. Mas o que é exatamente um alternador? É a parte da bateria do seu automóvel que a mantém carregada quando liga o motor. Se tiver problemas com o motor de arranque ou se a bateria do seu automóvel ficar descarregada mesmo depois de um arranque rápido, o problema é provavelmente com o alternador. Uma forma comum de identificar este problema é se notar luzes de aviso da bateria no seu painel de instrumentos. Também pode detetar um alternador defeituoso quando os faróis começam a oscilar, passando de demasiado brilhantes a ficarem subitamente fracos.

Verificar a caixa de fusíveis e os relés

A caixa de fusíveis do automóvel tem uma série de fusíveis e relés que mantêm os componentes eléctricos do automóvel seguros. Funciona interrompendo qualquer fluxo invulgar de eletricidade num circuito, mas o resultado disto é um fusível queimado. Infelizmente, um fusível queimado pode significar que não chega energia suficiente ao relé de arranque do seu automóvel e que este não arranca.

Tudo isto vai ajudar se o seu carro não pega.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados