Quer PCIe 4.0? Pelos vistos, o PCIe 6.0 chega já em 2021

Anda maluco com a ‘moda’ do PCIe 4.0? Afinal de contas, agora já temos SSDs a suportar o standard, isto já para não falar de todas as placas gráficas da NVIDIA e AMD lançadas em 2020.

Curiosamente, como deve saber, a Intel ainda anda no PCIe 3.0, enquanto a AMD já entrou no mundo do PCIe 4.0 no ano passado. Aliás, até as consolas de nova geração trazem suporte ao standard, com a PS5 a conseguir chegar a velocidades de leitura no SSD simplesmente impressionantes, até para a realidade do PC Gaming.

No entanto, se por acaso anda maluco com tudo isto, talvez seja boa ideia saber que a especificação do PCIe 6.0 está prestes a ficar finalizada… Aliás, em 2021 já deverá estar cá fora!



Quer PCIe 4.0? Pelos vistos, o PCIe 6.0 chega já em 2021

PCIe 6.0

Portanto, a PCI-SIG já confirmou que chegou à versão 0.7 da especificação do PCIe 6.0! Sim, nem sequer estamos a falar do PCIe 5.0 que por si só já duplica a largura de banda em relação ao PCIe 4.0, estamos mesmo a falar da versão que vem a seguir.

Caso não saiba, o PCIe 4.0 duplica a largura de banda em relação à ‘velhinha’ PCIe 3.0, o PCIe 5.0 faz exatamente o mesmo em relação à versão 4.0, e pelos vistos, a versão 6.0 também vai seguir o mesmo caminho. A tecnologia é mesmo impressionante não é?

Curiosamente, a organização que define as especificações do standard quer ser mais rápida nos lançamentos!

Entretanto, o PCIe 6.0 vai oferecer velocidade estonteantes, conseguido equipar placas Ethernet de 800 Gb/s! Tudo de forma a estar preparado para o futuro do mercado dos PCs convencionais, mas também do mundo empresarial.

Dito tudo isto, apesar do standard ser lançado já no próximo ano, não espere ver a tecnologia no mercado até pelo menos 2023. Afinal, primeiro ainda vamos levar com o PCIe 5.0!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Utilizadores não sabem que vem aí uma nova versão do Windows!

Tem-se falado muito do lançamento do Windows 11 cujo lançamento está marcado para o próximo dia 5 de Outubro de 2021. Mas e se...

FIFA 22 com erro gravíssimo no Sporting e adeptos não perdoam

O FIFA 22 é sem dúvida nenhuma um dos jogos mais esperados dos últimos tempos. Sendo que apesar de alguns jogadores dizerem que os...

USB Type-C 2.1 chegou! Conhece as melhorias?

USB Type-C 2.1 chegou! - As velocidades de transferência estão a aumentar, bem como a velocidade dos carregamentos, por isso, o standard que rege...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!