Qualcomm cria IA para um super 5G e Wi-Fi nos smartphones

A Qualcomm está presente no Mobile World Congress (MWC) de 2024 anunciando novos produtos de rede, incluindo o novo modem Snapdragon X80, juntamente com componentes Wi-Fi e Bluetooth atualizados. Estes integram-se como parte dos chipsets fundamentais da Qualcomm, que deverão chegar no final do ano e equipar smartphones e portáteis no início do próximo ano. Vamos então olhar para as novidades da Qualcomm ao nível da IA.

Qualcomm cria IA para um super 5G e Wi-Fi nos smartphones

Um aspeto interessante é que a Qualcomm quer apostar na inteligência artificial para muitas melhorias. Logo à partida vai tornar as ligações 5G, Wi-Fi e Bluetooth mais seguras e menos irregulares. Além disso, pretende otimizar muitos modelos de IA se executarem diretamente em dispositivos móveis e disponibilizá-los para que os programadores os integrem em aplicações.

Modem Snapdragon X80 5G

O Snapdragon X80 é o mais novo sistema modem-RF da Qualcomm e marca uma atualização em relação ao X75, que impulsiona as ligações em smartphones Snapdragon 8 Gen 3, incluindo o OnePlus 12 e a gama Galaxy S24.

Qualcomm IA

No mais recente X80, que provavelmente estará disponível no Snapdragon 8 Gen 4, a Qualcomm vai melhorar as comunicações utilizando IA. Embora use o mesmo chip, o Qualcomm 5G AI Processor Gen 2, como o X75, a Qualcomm diz que esta é a primeira vez que a IA é aproveitada para aumentar o alcance das ligações 5G. Este é também o primeiro chip a suportar a agregação de portadora 6X em fluxos de downlink.

- Advertisement -

O principal destaque do novo modem Snapdragon X80 é o suporte nativo para ligações baseada em satélite para comunicações de emergência. Esta não é a primeira vez que a Qualcomm menciona a conetividade terra-satélite: Em 2023, anunciou que a conetividade por satélite chegaria aos telefones com processadores Snapdragon 8 Gen 2 a partir do final do ano, mas em vez disso abandonou o projeto devido à relutância dos fabricantes de smartphones.

A IA aumenta o alcance do WiFi e do Bluetooth

A Qualcomm também anunciou o novo sistema FastConnect 7900, que servirá como um único chip paraligações Wi-Fi, Bluetooth e UWB (ultra-wideband). O sistema integrado foi concebido para Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4 – o mesmo que o anterior FastConnect 7800 lançado em 2022. O que muda desta vez é a pegada mais compacta, com um chip fabricado num processo de 6nm em vez de 14nm.

A UWB – a tecnologia utilizada por localizadores como as AirTags da Apple ou as SmartTags da Samsung – deverá tornar-se mais comum com o novo sistema. No reino do Android, alguns topos-de-gama Google Pixel e Samsung Galaxy suportam UWB, mas a sua adição ao FastConnect 7900 provavelmente o levará a quase todos os smartphones Android, portáteis ou outros dispositivos.

Entretanto tal como o modem, o sistema FastConnect 7900 também recebe a IA. A Qualcomm diz que o sistema otimizará o alcance e a conetividade usando IA com base em ambientes específicos e casos de utilização. Ao nível técnico, não há outras melhorias, especialmente em termos de velocidades de transferência.

O lançamento do sistema está previsto para o segundo semestre de 2024 e estará disponível em chips para portáteis e auriculares para smartphones.

Hub de IA

A IA está a remodelar significativamente a forma como interagimos com os nossos smartphones e computadores portáteis. As funcionalidades de IA do Galaxy S24 são um exemplo admirável. Para garantir que as funções não se limitem apenas a alguns dispositivos emblemáticos, a Qualcomm está a anunciar uma nova ferramenta que permitirá aos programadores importar e implementar modelos de IA nas suas aplicações para serem executados numa gama mais ampla de dispositivos.

Entretanto a nova solução da Qualcomm, chamada “AI Hub”, oferece mais de 75 modelos de IA predefinidos. Nisto incluem-se grandes nomes como Stable Diffusion e Whisper. Assim podem implantar-se diretamente em uma variedade de dispositivos com um chip Qualcomm dentro. Entretanto a marca diz que esses modelos também foram otimizados para processamento de IA no dispositivo e melhor utilização de memória e poder de processamento.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.