Inicio Especiais PS5 e Xbox Series X não trazem um grande salto gráfico. Porquê?

PS5 e Xbox Series X não trazem um grande salto gráfico. Porquê?

Se por acaso teve a oportunidade de ver o evento de apresentação ‘Inside Xbox’, então já sabe mais ou menos o que esperar acerca dos jogos que deverão tomar de assalto a nova geração de consolas. No entanto, é também provável que tenha ficado com um sabor amargo na boca… Ao fim ao cabo, apesar de existir uma diferença a nível gráfico, a verdade é que o salto não tem nada a ver com gerações anteriores! Mas sabe porquê?



(Especial) PS5 e Xbox Series X não trazem um grande salto gráfico! Porquê?

PS5 e Xbox Series X não trazem

Portanto, a minha primeira consola foi uma PlayStation 1, uma consola que impressionou tudo e todos com os seus gráficos 3D e cinemáticas pré-renderizadas, em jogos como Gran Turismo, Final Fantasy 7 e Metal Gear Solid. Estamos a falar de uma pacote que era baseado num simples processador de 33Mhz e apenas 2 megas de RAM. Pois bem, logo a seguir tivemos a sua sucessora, uma das consolas mais populares do planeta, a PlayStation 2, que foi capaz de trazer gráficos ainda melhores graças ao seu processador de 300Mhz e 32 megas de memória RAM.

Ou seja, tínhamos um processador 10x mais rápido, bem como um aumento brutal de 16x na quantidade de memória RAM.

Além desta consola, tivemos também a sua rival, a Xbox Original que contava com um CPU Pentium III capaz de chegar aos 700MHz, contando ainda com 64 Megas de memória RAM. O salto gráfico foi real nesta geração!

Posteriormente, tivemos a Sony PlayStation 3 com o seu processador Cell com 7 núcleos de processamento (mais 6 núcleos que na geração passada) e 512 megas de memória RAM. A Xbox 360 era mais fraca a nível de processamento, mas ainda assim contava com um CPU com 3 núcleos feito pela IBM, bem como 512 megas de memória. Mais uma vez, o salto gráfico foi novamente palpável, graças ao grande poder de processamento de ambas as consolas, e grande aumento na quantidade de memória RAM.

No entanto, foi aqui que as grandes da indústria decidiram começar a fazer dinheiro!

PS5 e Xbox Series X não trazem

Especialmente a Sony, que demorou muito tempo até conseguir retirar algum dinheiro da produção da sua PS3. Afinal de contas, caso não saiba, a PS3 chegou a mercado a custar 599€, mas custava 840€ a produzir.

Por isso, tanto a Microsoft como a Sony decidiram criar uma sucessora um pouco menos poderosa para o seu tempo, de forma a tornar todo o sistema simples, mas ainda assim versátil e capaz de oferecer uma boa experiência. Foi por isso que a passagem da PS3 e Xbox 360 para a PS4 e Xbox One não significou um salto gráfico tão evidente em relação às gerações anteriores.

Afinal de contas, a PS4 conta com um processador AMD Jaguar de 8 núcleos, que conta ainda com 8GB de memória RAM. No lado da Microsoft, temos a Xbox One com um processador muito similar, e os mesmos 8GB de memória RAM. Um bom aumento na RAM, mas um aumento muito fraco no poder do CPU… Aliás, na altura, alguns estúdios afirmaram que o Cell da PS3 era tão ou mais poderoso que o novo CPU da PS4.



Então e agora? O que trazem a PS5 e Xbox Series X para cima da mesa?

Pois bem, em 2020 vamos ter 2 consolas novamente baseadas em hardware muito idêntico. Que obviamente irão trazer algumas melhorias significativas na performance, mas que nem de perto nem de longe equivale aos saltos de 10x no CPU ou 20x mais memória RAM do passado.

Afinal de contas, a PS5 conta com um novo CPU Octa-Core da AMD, sendo acompanhado por 16GB de memória. Encontramos exatamente o mesmo no lado da Microsoft. A grande diferença entre as duas consolas é o GPU, com uma diferença de mais ou menos 2 Teraflops na performance computacional gráfica entre as consolas rivais. Dito isto, a diferença gráfica entre estas duas gerações de consolas não irá ser nada do outro mundo.

Primeiramente, vamos entrar num espaço de tempo em que os estúdios vão ter de desenvolver para duas gerações de consolas, PS4/PS5 e Xbox One/Xbox Series X. O que claro está, significa que vai ter de existir um período de aprendizagem.

E em segundo lugar, porque não temos um salto de performance similar ao que tínhamos antigamente. Aliás, em boa verdade, é muito provável que este tipo de salto nunca mais aconteça, mas não quero praticar adivinhação.

Assim, tanto a PS5 como a Xbox Series X estão a apostar em novas tecnologias que serão capaz de trazer outras vantagens, como os SSDs super rápidos, e novas tecnologias visuais como o Ray Tracing e VRS. Além disto, vamos também encontrar agora suporte a novas resoluções, incluindo as tão desejadas WideScreen que encontramos no mundo dos PCs.

Conclusão

Não pense que estou a dizer que não vamos ter uma boa evolução entre as consolas lançadas originalmente em 2013 e a nova geração. Porque não é isso que estou a tentar dizer. Contudo, na minha opinião, vamos ter um foco maior na adoção de novas tecnologias e funcionalidades, em vez de uma grande aposta nos gráficos.

Em suma, não fique já desiludido com a performance gráfica das novas consolas! Os developers ainda têm muito para aprender, e os jogadores muito para aproveitar.


Teclados mecânicos: Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entretanto, entre na nossa comunidade de Hardware no Facebook aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

AMD Ryzen 9 5900X: 12c/24t capazes de chegar aos 5GHz

AMD Ryzen 9 5900X: Como deve saber, a AMD prometeu revelar a sua nova gama de processadores baseada na arquitetura Zen 3 já no...

OnePlus revela que há um novo Nord quase a chegar!

O tempo passa a correr. De facto, ainda ontem era Março e já estamos quase a entrar em Outubro. Ora com esta velocidade no...

Nokia: veja quando o seu smartphone recebe o Android 11!

Ainda hoje disse que a Nokia tem uma excelente política de atualizações. De facto, leva três anos até abandonar os seus equipamentos, pelo menos,...

Google Play Store pode perder importância no novo Android 12!

A Epic Games abriu a caixa de pandora quando adicionou a sua própria solução de pagamento no Fortine. Isto porque violou diretamente as diretrizes...

Com problemas a entrar nos serviços da Microsoft? Não é o único!

Vários serviços populares da Microsoft têm sofrido problemas sérios nas últimas horas, onde claro está, temos de incluir as plataformas Office.com e Outlook.com. O...