Inicio Especiais TIDAL vs Spotify - A nova oferta de streaming da Yorn vale...

TIDAL vs Spotify – A nova oferta de streaming da Yorn vale a pena?

Agora que a Vodafone (Yorn) decidiu mudar de serviço de streaming de música para o Tidal, depois de há alguns anos já ter trocado o Spotify pelo Apple Music, temos muitos utilizadores com algumas dúvidas em relação à nova plataforma. Por isso, vamos tentar comparar o Tidal ao serviço mais popular do planeta.

TIDAL vs Spotify – A nova oferta de streaming da Yorn vale a pena?

tidal vs spotify

Portanto, como deve saber, o Spotify continua a ser a maior plataforma de streaming de música do planeta, ao ter conseguido chegar aos 113 milhões de subscritores no fim de 2019. No entanto, não existem serviços perfeitos, e na verdade, o que não falta neste mundo é concorrência, especialmente agora que a solução da Apple está cada vez melhor, e o Tidal começa a ganhar uma autêntica legião de fãs graças à qualidade do seu output do streaming.

Afinal de contas, esta é a grande vantagem do novo serviço adquirido em 2015 pelo famoso Jay-Z! Ou seja, o Tidal quer disponibilizar música de alta qualidade (Hi-Res), chegando à qualidade dos antigos CDs. Mas calma, esta não é a única qualidade da plataforma.

Interface e experiência no dia-a-dia.

Spotify

tidal vs spotify

O Spotify deve muita da sua fama devido ao facto de dispor de uma interface simples e intuitiva. Afinal, quando abre a APP, encontra logo várias playlists personalizadas denominada por Daily Mixes, bem como as músicas que meteu ‘like’ durante o tempo de existência da sua conta. Aliás, esta é a grande vantagem da plataforma, temos playlists para dar e vender. Algo que primeiramente parece estranho, ter playlists geradas de forma automática. Mas que na verdade é brutal muito graças ao algoritmo de descoberta da empresa.

Além disto, tudo está organizado com vários tipos de cores, que saltam à vista graças ao fundo preto da aplicação.

Entretanto, seja na app mobile ou na versão desktop, até a pesquisa é facilitada, visto que poderá meter apenas parte do nome de uma música, género ou artista, que o Spotify irá logo fazer sugestões acertadas.

Tidal

tidal vs spotify

Curiosamente, o Tidal é muito parecido no design e até utilização, visto que irá encontrar o mesmo sistema de tiles num fundo preto, bem como playlists geradas automaticamente graças a um algoritmo que irá ficar mais eficiente à medida que irá utilizando a app.

Contudo, não é possível pesquisar por estilo de música, ao contrário do Spotify. Similarmente, se por acaso se enganar numa letra ou espaço no nome de um artista ou música, o sistema não é tão inteligente nas sugestões, ficando sem saber o que realmente quer encontrar.

Ainda assim, o Tidal tem algo que o Spotify não tem. Temos uma espécie de Shazam embebido na própria app, permitindo que carregue num botão para descobrir a música que está a tocar à sua volta.

Compatibilidade

Aqui é tudo igual, temos versões de ambas as apps para Windows, macOS, Android e iOS. Curiosamente, ambas são também suportadas em vários tipos de SmartTV, Boxes de TV e até carros.

Catálogo de música e Descoberta

Curiosamente, é o Tidal que tem vantagem neste campo, visto que tem acesso a 60 milhões de faixas no seu catálogo, enquanto o Spotify tem ‘apenas’ 50 milhões. No entanto, este é um número que está em constante mudança, para ter noção, o Spotify adiciona 40 mil músicas todos os dias.

A nível de podcasts, são duas boas plataformas, mas o Spotify é inegavelmente melhor devido ao seu recente investimento de 200 milhões no fim de 2019.

Entretanto, se por acaso adora o Spotify devido ao seu algoritmo de descoberta, não vai ficar desiludido com o Tidal, visto que o novo miúdo no bairro também é muito capaz de perceber aquilo que realmente gosta.

Qualidade de Som

Se por ventura quiser subscrever o Spotify Premium, vai ter 3 opções à escolha:

  • Normal
  • Alto
  • Extremo

Contudo, o Spotify usa Ogg Vorbis, um formato open-source que se tornou muito popular há cerca de 10 anos. Ou seja, a empresa não pega licença para a utilização do formato. Assim, no modo ‘Normal’ temos streaming a 96kbps, no modo ‘Alto’ o streaming já passa para os 160kbps, e finalmente temos o modo ‘Extremo’ capaz de chegar aos 320kbps. Infelizmente, o Spotify não oferece streaming lossless ou Hi-Res.

Ou seja, aqui temos novamente o Tidal com vantagem, visto que temos acesso a streaming lossless 16-bit FLAC e ALAC. Aliás, até temos acesso a ficheiros Master com streaming a 24-bit (No pacote HiFi). No entanto, a Vodafone apenas oferece a subscrição Premium, por isso, pode esquecer os modos HiFi e Master, ficando apenas disponível o modo ‘Alto’ onde o catálogo fica disponível a 320kbps. Ainda assim com mais qualidade em relação aos 320kbps do Spotify, devido ao formato utilizado.

Conclusão

Spotify vs Tidal? Tudo depende se quer ter maior qualidade de som. Contudo, não se esqueça que a subscrição Tidal oferecida pela Yorn não é a mais apetrechada neste campo.

Além disto, é preciso também ter em consideração que artistas como Jay-Z, Beyoncé, Kanye West, entre outros, deverão lançar conteúdo exclusivo para a plataforma no futuro. Por isso, se gosta destes artistas, tem aqui uma grande razão para ficar fã do serviço de streaming.

Em suma, a mudança da Yorn acaba por ser muito interessante, especialmente se não achava muita piada ao Apple Music.


TIDAL vs Spotify – A nova oferta de streaming da Yorn vale a pena? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Google Play Store: descobertas novas apps perigosas! Apague já

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store. De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou...

Huawei recebeu da TSMC muito menos chipsets do que pediu

É muito provável que até ter surgido o problema dos Estados Unidos com a Huawei nunca tivesse ouvido falar do novo TSMC. É sem...

Se tem um smartphone Huawei vai mudar de sistema operativo!

Muito se tem falado da Huawei, do Android e de sistemas operativos adicionais. Algo que começou com a embirração de Trump face à gigante...

Nokia 7 Plus: HMD Global continua a ser a rainha dos updates!

A HMD Global conseguiu a proeza de agarrar numa marca que estava desaparecida e trazê-la à vida. A meu ver conseguiu fazê-lo muito bem,...

Keanu Reeves na Marvel? Um sonho quase realidade!

A vinda de Keanu Reeves para o universo cinematográfico da Marvel, sempre foi um sonho de todos os fãs desta série de filmes e...