Próxima geração de cartões SD vai meter os SSDs no bolso!

Hoje em dia, o uso de cartões SD já não é tão comum como no passado, devido à grande evolução das tecnologias de armazenamento dos smartphones. Ao fim ao cabo, as tecnologias UFS 3.0 e UFS 3.1 já oferecem velocidades de transferência bastante interessantes como pode ver na tabela em baixo. (Tabela da Samsung)

de cartões SD

Dito tudo isto, parece que os cartões SSD vão ser capazes de ultrapassar largamente estes números com a chegada do standard v8.0, afinal de contas, vamos ter velocidades a bater nos 3.9GB/s

Próxima geração de cartões SD vai meter os SSDs no bolso! Velocidades a chegar aos 4GB/S!?

de cartões SD

Portanto, a Associação responsável pelos standards de funcionamento dos cartões SD acabou de fazer um anúncio muito importante, ao partilhar as especificações da nova versão 8.0 que pelos vistos traz suporte à tecnologia PCIe 4.0. O que por sua vez irá permitir velocidades máximas de 3940MBps. Para ter noção da evolução, os atuais cartões SD Express apenas oferecem 985MBps.

No entanto, como já deve estar a pensar, para usufruir destas velocidades, o leitor de cartões vai ter de ter acesso a duas linhas de comunicação PCIe 4.0, caso contrário, a velocidade ficará ‘capada’ nos 2GB/s.



Uma evolução a pensar no futuro!

Pois bem, com a adoção cada vez maior de TVs 4K, e com os 8K já a espreitar… Ao fim ao cabo, já temos smartphones capazes de gravar nesta resolução). É preciso uma forma de garantir que os vídeos têm qualidade, e para isso, temos de ter um armazenamento super rápido. Seja ele interno como a memória UFS ou externo como os cartões SD.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub