A Microsoft vai disponibilizar o Windows 11 gratuitamente para quem tem o Windows 10. No entanto, isto não significa que o possa instalar. Isto porque tem alguns requisitos estranhos, ou pelo menos diferentes em relação à versão anterior. É que para além das questões do TPM de que já falámos aqui e até existe solução é necessário também ter um processador compatível com o Windows 11 e não pense que a lista é assim tão grande.
Veja agora se o seu processador suporta o Windows 11!
Assim, o Windows 11 será apenas suportado em processadores 64-bit e apenas em chipsets Intel, AMD e Qualcomm. Ou seja, isto vai deixar alguns de fora. Sobretudo os mais antigos. Por exemplo, no caso da Intel, apenas será suportada da oitava geração para a frente e alguns processadores Celeron, Atom, Pentium e Xeon. No caso da AMD apenas a terceira geração Ryzen e superior. Apesar de poderem ser incluídos nesta lista os Ryzen 7 de segunda geração e alguns Athlon.
Ora isto leva-nos a uma questão. Será que o seu processor suporta o Windows 11? É exatamente isso que lhe vamos dizer e há três formas de saber. Olhando para a app definições, através da linha de comando ou com a nova app PC Health Check.
Vamos então explicar-lhe como pode verificar, primeiro através da app definições.
Abra as definições. Depois clique em Sistema.
A seguir clique em Acerca de e aí estarão os dados do processador.
Confirme que em tipo de sistema está processador baseado em x64.
Depois se tem um processador Intel verifique aqui se o seu processador está listado. Se tem um processador AMD então clique aqui.
Também pode usar a linha de comando para obter esta informação
Abra o menu Iniciar. Depois na caixa de pesquisa escreva linha de comandos. No lado direito clique em Executar como Administrador.
Agora na linha de comando coloque wmic cpu get name
Depois se tem um processador Intel verifique aqui se o seu processador está listado. Se tem um processador AMD então clique aqui.
Por fim pode executar a aplicação PC Health Check para fazer esta verificação
Assim abra a página de suporte da Microsoft que está disponível aqui.
A seguir mais para o fim da página clique em transferir aplicação.
Depois de descarregar é só instalar a aplicação.
A seguir é só executar. Depois clique em verificar agora e fica logo a saber.
Assim esta app vai verificar se o seu PC é compatível ou não com o novo Windows.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!