Modelo mais básico da nova placa gráfica Intel empata com a GTX 1050

Como deve saber, a Intel está prestes a lançar uma nova gama de placas gráficas, desta vez com o grande objetivo de fazer mossa ao domínio de mercado da NVIDIA e AMD. Desta vez? Sim! A verdade é que a Intel já lançou a sua primeira placa no ano passado, na forma da DG1. Mas esta placa foi um simples ‘soft launch’, apenas para servir como teste, visto que apenas as fabricantes OEM tiveram acesso à placa.

Ou seja, em 2021 vai ser a sério! Com uma gama composta por várias versões do GPU DG2. Onde aparentemente a versão mais básica vai conseguir igualar a velhinha GTX 1050, e a versão mais poderosa vai andar a batalhar com as RTX 3080 e RX 6800 XT.

Modelo mais básico da nova placa gráfica Intel empata com a GTX 1050

Intel DG1

Portanto, ao que tudo indica, a versão do GPU DG2 com 256 unidades de execução apareceu na Internet lado a lado com um processador Intel Alder Lake com 14 núcleos de processamento. Esta placa deve ser o modelo mais básico da nova gama de gráficas da Intel. Sendo uma adaptação do modelo com 384 unidades de execução, com uma frequência capaz de chegar aos 1.4GHz.

Dito tudo isto, relativamente à performance real, esta placa gráfica foi capaz de alcançar 18450 pontos no teste OpenCL. O que basicamente a mete lado a lado com a GTX 1050. Uma placa gráfica NVIDIA antiga, mas que ainda hoje é capaz de fazer umas brincadeiras em jogos eSports.

Em suma, é uma placa gráfica de entrada, que deverá servir apenas para completar o lançamento da Intel. O modelo realmente interessante é o de 512 unidades de execução, que já deverá ser capaz de rivalizar com aquilo com o melhor que a AMD e a NVIDIA têm para oferecer. Potencialmente a um preço mais baixo. Afinal de contas, se a Intel não é capaz de chegar ao mercado e ganhar logo na performance, vai ter de o fazer com o preço.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Google TV: Tudo o que precisa de saber acerca do serviço!

Num mundo em que temos cada vez mais serviços de subscrição a ocupar o ecrã da nossa TV, eis que a gigante da pesquisa...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!