Preços da DRAM e memória NAND flash vão cair em 2019

Finalmente temos boas notícias para os consumidores! Os preços da memória DRAM e NAND flash vão começar a cair no último trimestre do ano, “terminando nove trimestres seguidos de subida.”

Tendência que deverá continuar durante o ano de 2019, de acordo com o site DRAMeXchange.

Os dados mostram que o preço médio da DRAM irá baixar cerca de 15~20% em 2019, devido a várias razões.

Afinal de contas, o mercado de smartphones não irá crescer no próximo ano. E em paralelo, o mercado de processadores é também uma incógnita, devido às dificuldades de produção no lado da Intel.

Por isso, os principais fabricantes de memória DRAM estão agora à espera de uma queda na procura. Ainda por cima, além de tudo isto, o processo de produção está agora a atingir a maturidade, com o número de wafers a aumentar significativamente com o passar do tempo.

O que irá com toda a certeza resultar num excesso oferta.

DRAM e memória NAND flash

A tendência vai também afetar os chips NAND flash, que já baixaram 10% no terceiro trimestre do ano. Com tudo a apontar para uma outra queda de 10-15% até ao fim do ano.

Em suma, em 2019, a queda no preço será à volta de 25-30%, devido ao aumento de produção de memória 3D NAND, mas especialmente porque os fabricantes de SSD irão competir ferozmente no próximo ano.

O site DRAMeXchange menciona ainda o impacto da guerra comercial entre a China e os Estados Unidos.

Alertando para a ‘fenda’ entre a procura e a procura, mencionando:

  • “Poderá ser moderada, se os fabricantes de NAND flash adiarem a sua expansão de capacidade e passem para aparelhos 96-layer 3D NAND.

Fonte


Preços da RAM e dos SSD vão baixar devido às dificuldades da Intel!

Os problemas na produção de processadores por parte da Intel podem levar a um excesso de stock de produtos de memória como RAM e SSDs!

Com as linhas de produção de processadores de 14nm da Intel completamente à pinha. Os fabricantes de portáteis não vão ter stock suficiente para a produção de novas máquinas. O que em paralelo irá levar a uma queda na procura de memória DDR4, e SSDs… E que por consequência irá causar uma queda no preço destes componentes!

Leia mais aqui.