PlayStation

PlayStation 5 vai conseguir adaptar-se ao seu jogador! – Os ‘leaks’ e rumores acerca da próxima consola da Sony, a PlayStation 5, continuam a chegar por todos os lados! O que nos diz, que talvez o lançamento não esteja assim tão longe quanto isso.

Mas voltando ao tema… Uma nova patente, descoberta por um YouTuber, sugere que a PlayStation 5 irá ser capaz de utilizar IA para se adaptar ao seu próprio utilizador/jogador!

Portanto, a consola irá aprender a cada sessão de jogo, adaptando-se ao estilo de jogo do jogador! Ou seja, irá ser capaz de perceber que tipo de jogos o seu utilizador gosta, e de que maneira este gosta de os jogar. (A Patente foi registada em Outubro de 2018)



Em suma, com esta nova funcionalidade, os estúdios, bem como a própria Sony, irão ser capazes de mudar a Interface do Utilizador, para uma experiência bem mais personalizada… De forma automática!

PlayStation 5

5 elementos da interface irão mudar, consoante o jogador em questão.

Pode ler em baixo, o que a patente diz:

Normalmente, um jogo, e a assistência em jogo, é adaptada a um jogador. Por exemplo, a narrativa de um certo jogo, pode ser personalizada para a experiência de um certo jogador.

Similarmente, a assistência na iteração em um certo contexto, é também personalizável.

Tudo isto, advém de uma aprendizagem ao logo do tempo, dentro do jogo em causa, e até de outros jogos! Uma rede neural irá ser implementada, para aprender com as opções do jogador.

Os jogos irão mudar a sua dificuldade, dependendo do tipo de jogo e skill do jogador. Isto, para evitar que fique preso numa certa missão, durante horas. Outro exemplo, o sistema irá perceber se for um jogador com muita skill, e assim, irá saltar todos os tutoriais existentes no software.

Em suma, estes são os pontos chave:

  • Interface personalizada automaticamente
  • Leitura e análise das capacidades do jogador
  • Evolução do gameplay, baseado na experiência do jogador

É preciso ter em conta, que isto é apenas uma patente, e que pode não ser incluída na versão final da consola PlayStation 5.

Para dizer a verdade, a Internet está cheia de patentes não utilizadas… Mas estas últimas, registadas pela Sony, parecem pintar um quadro bastante interessante para a sua próxima consola.

Afinal de contas, já vimos patentes para retro-compatibilidade, suporte nativo VR, bem como agora, a inclusão de IA.

Então e o lançamento da PS5?

PlayStation 5

Ainda é cedo para dizer, mas como a Microsoft está a apostar tudo, já em 2019. Não me admiraria muito que a Sony tivesse que acelerar o passo.

Entretanto, leia a nossa compilação de informação sobre a PS5:


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.