Alerta Play Store: cuidado com as cobranças no fim do mês!

A Play Store é a loja de aplicações por excelência. De facto, é a grande porta do mundo Android para milhões de aplicações que dão resposta a tudo o que necessitamos. Quer seja para executarmos uma determinada tarefa ou para jogar. No entanto, com tantas apps a darem entrada nesta loja a toda a hora, por vezes não é possível garantir a segurança total dos utilizadores. Ou chegam com ameaças escondidas, ou têm pagamentos adicionais que não são apresentados de forma muito percetível. Assim quando menos esperamos começamos a ter cobranças de baixo valor no nosso cartão de crédito, ou outro, de forma regular. No entanto, há uma forma de descobrir de onde vêm essas cobranças estranhas da Play Store.

Play Store cobranças

A questão é que na maioria das vezes, como são valores diminutos, nem damos conta. É que a maioria das pessoas não verificam à lupa os extratos bancários que recebem. O problema é que tudo somado, dão contas muito avultadas no final do mês.

Alerta Play Store: cuidado com as cobranças no fim do mês!

Se anda a desconfiar de valores estranhos que lhe estão a ser cobrados é provável que sem se aperceber tenha ativado alguma subscrição. No entanto há formas de descobrir agora mesmo se tem alguma subscrição ativa. Caso tenha e não se lembre de o ter subscrito, terá de cancelar agora mesmo!

A primeira coisa que tem de fazer é dar um clique nesta ligação. Aqui vai conseguir ver se tem alguma subscrição ativa associada à sua conta Google. No meu caso, em particular, tenho uma relacionada com o Google One. Mas esta foi algo que fiz de forma consciente para ter mais espaço de armazenamento para o Google Fotos.

Play Store cobranças

No entanto, há aplicações em que sem querer ativamos a subscrição e depois esquecemo-nos de desativar. Depois andamos a pagar todos os meses, sem saber porquê.

Para verificar se tem alguns valores indevidos a ser cobrados pode utilizar outra ligação. Na prática mostra todas as atividades relacionadas com as cobranças. Pode carregar aqui.

Play Store cobranças

No meu caso, por exemplo, todas as cobranças que surgem foram de serviços que subscrevi.

Se não nota nada de anormal nas transações então poderá ter uma aplicação maliciosa instalada no seu smartphone.

Nesse caso o melhor mesmo será ir às definições do smartphone e verificar as apps instaladas. Se detetar alguma que tem a certeza absoluta que não instalou ou que não conhece será boa ideia remover.

Entretanto se precisar de ajuda podemos tentar ajudar a resolver esta situação. Envie-nos um email para geral@leak.pt ou fale connosco através do Facebook.

Veja também se tem alguma destas aplicações no seu smartphone. Seja como for vamos por um fim a essas cobranças estranhas na loja da Google.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Pixel Pass: A aposta da Google para conquistar os fãs do iPhone!

A Google está prestes a lançar os seus novos smartphones Pixel, mas ao que tudo indica, uma das grandes novidades não está nos aparelho...

Google Stadia está ainda melhor e com novidades para Android TV

Não podemos dizer que o Google Stadia esteja a ter a maior adesão do mundo. No entanto não percebo muito bem porquê. Funciona realmente...

PS5 Pro: A Sony já está a contratar para a próxima versão da consola

A PlayStation 5 está a ser um sucesso comercial brutal, mesmo tendo em conta as dificuldades de produção que a Sony está a ter,...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!