As coisas estão a melhorar! Obviamente que falar de um fim de crise é ainda um pouco otimista, mas existem alguns indicadores no mercado, que apontam para uma melhoria significativa dos stocks, e consequente queda de preços, já nos próximos meses.
Placas Gráficas: Fim da crise à vista em 2022? Talvez!
Portanto, as coisas não vão melhorar no imediato, mas existem mesmo indicadores positivos de uma mudança muito significativa, com um aumento de produção capaz de melhorar o stock em 10%. E claro, talvez mais importante que isso, a procura no lado do mining também vai cair, e bem. (Ethereum 2.0)
A base desta afirmação vem do DigiTimes, que por sua vez aponta para uma melhoria na produção e envio de placas por partes das maiores fabricantes do mercado (ASUS, MSI, Gigabyte e ASRock), no final do ano de 2021, e com expetativas reais para um aumento de 10% em 2022.
Claro que o COVID continua a fazer das suas, especialmente agora com a variante OMICRON, mas graças à baixa letalidade da nova variante, e claro, já alguma habituação às restrições, as coisas já não são tão graves como em 2020 ou 2021. A crise não pode, e não vai, durar para sempre.
Além destas melhorias no lado da produção, não nos podemos esquecer que vamos ter uma outra grande empresa a entrar neste mundo… Afinal, a Intel está prestes a lançar a sua primeira gama de placas gráficas.
Estamos a falar de uma gama completamente nova, e de linhas completamente novas a trabalhar para a produção destas placas gráficas. O que claro está, também vai ter um forte impacto no stock de placas disponível a nível global.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda tem interesse na atual geração de placas gráficas? Ou já está a olhar para o que vem a seguir? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.