No seguimento da primeira parte -> RAM – Pior altura para montar computador ?, vamos agora falar das placas gráficas.
O preço das placas gráficas começou a estabilizar no fim de 2017, mas como alguém diria… “foi só jajão”.
No início do ano o preço das placas gráficas AMD e NVIDIA subiu em flecha conseguindo ultrapassar a fase crítica do verão de 2017, isto em conjunto com os preços inflacionados da memória é um grande problema para quem quer montar ou actualizar a sua máquina.
Montar computador ou actualizar a placa gráfica não está fácil, tudo devido à gigantesca procura por parte dos miners
A rentabilidade crescente das criptomoedas é o grande factor contribuidor para a recente escalada de preços.
O valor do Ethereum subiu de 450$ para os 1000$ no ultimo mês, uma subida superior a 100%, por isso não é de admirar que os miners esgotem todo o stock.
É que o Ethereum é apenas um exemplo, existe uma imensidão de moedas com muito potencial debaixo de olho da comunidade de mining, por isso quem esperava que a febre acalmasse em 2018… está a acontecer precisamente o contrário.
Mas o aumento de preço da RAM também me “lixa” aqui ?
O que falámos da memória DDR4 também acontece com a memória GDDR5 das placas gráficas, não é o factor mais significativo para a subida de preços, mas é mais uma coisa a juntar ao molho.
Culpa da NVIDIA e AMD ?
Muitos Gamers apontam o dedo aos fabricantes, ou seja a NVIDIA e a AMD, mas enquanto estas talvez possam fazer algo mais para proteger quem quer comprar uma placa gráfica, para sei lá… jogar ?
Não são os principais beneficiários do aumento de preços.
Claro que é excelente ter as placas vendidas assim que saem da linha, mas quem ganha o dinheiro a sério com esta situação são os retalhistas, que metem o preço que querem, porque sabem que vão vender a placa na mesma, aumentando imenso os seus lucros.
Mas podemos culpá-los?
É que afinal estes retalhistas são uma empresa, e o objetivo de uma empresa é fazer dinheiro.
Nota do Redator – Se eu fosse padeiro, e vendesse o pão todo todos os dias, aumentasse o preço, e no outro dia vendesse na mesma o pão todo.
Ficava feliz por ser bom padeiro, mas ficava ainda mais feliz por ganhar mais dinheiro 😛
Vivemos numa época em que é extremamente difícil pagar o preço de uma placa gráfica, mas por vezes, é ainda mais difícil conseguir encontrar uma.
AMD
A situação está fora de controlo, o preço e stock da linha AMD Radeon RX Vega tem sido no mínimo esquisito desde o seu lançamento em Agosto, mas agora é apenas ridículo.
Na mesma onda está a linha RX 500, com a RX 580 por vezes a custar o triplo do seu preço original, e a RX 570 a conseguir ultrapassar esse multiplicador, quando as conseguem encontrar…
NVIDIA
O mesmo se passa na equipa verde, com o stock completamente arruinado na gama alta, e com os preços da GTX 1060 a começar a sofrer por falta de mais opções.
E agora ?
Os preços não podem ficar inflacionados para sempre, mas é difícil perceber quando esta situação vai ter um fim, provavelmente apenas quando a febre do mining perder alguma força como aconteceu no fim de 2017.
O melhor que pode fazer por enquanto, é aguentar um pouco a montagem do seu computador para ver o que vai acontecer no futuro, até porque há novidades em 2018 em termos de hardware !
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!