Placas Gráficas – Pior altura para montar um computador?


Por em

No seguimento da primeira parte -> RAM – Pior altura para montar computador ?, vamos agora falar das placas gráficas.

O preço das placas gráficas começou a estabilizar no fim de 2017, mas como alguém diria… “foi só jajão”.

No início do ano o preço das placas gráficas AMD e NVIDIA subiu em flecha conseguindo ultrapassar a fase crítica do verão de 2017, isto em conjunto com os preços inflacionados da memória é um grande problema para quem quer montar ou actualizar a sua máquina.

Montar computador ou actualizar a placa gráfica não está fácil, tudo devido à gigantesca procura por parte dos miners

Computador Placas Gráficas AMD NVIDIA Mining
Construção doméstica para “mining”.

A rentabilidade crescente das criptomoedas é o grande factor contribuidor para a recente escalada de preços.

O valor do Ethereum subiu de 450$ para os 1000$ no ultimo mês, uma subida superior a 100%, por isso não é de admirar que os miners esgotem todo o stock.

É que o Ethereum é apenas um exemplo, existe uma imensidão de moedas com muito potencial debaixo de olho da comunidade de mining, por isso quem esperava que a febre acalmasse em 2018… está a acontecer precisamente o contrário.

Mas o aumento de preço da RAM também me “lixa” aqui ?

Computador Placas Gráficas AMD NVIDIA Mining

O que falámos da memória DDR4 também acontece com a memória GDDR5 das placas gráficas, não é o factor mais significativo para a subida de preços, mas é mais uma coisa a juntar ao molho.

Culpa da NVIDIA e AMD ?

Muitos Gamers apontam o dedo aos fabricantes, ou seja a NVIDIA e a AMD, mas enquanto estas talvez possam fazer algo mais para proteger quem quer comprar uma placa gráfica, para sei lá… jogar ?

Não são os principais beneficiários do aumento de preços.

Claro que é excelente ter as placas vendidas assim que saem da linha, mas quem ganha o dinheiro a sério com esta situação são os retalhistas, que metem o preço que querem, porque sabem que vão vender a placa na mesma, aumentando imenso os seus lucros.

Mas podemos culpá-los?

Computador Placas Gráficas AMD NVIDIA Mining

É que afinal estes retalhistas são uma empresa, e o objetivo de uma empresa é fazer dinheiro.


Nota do Redator – Se eu fosse padeiro, e vendesse o pão todo todos os dias, aumentasse o preço, e no outro dia vendesse na mesma o pão todo.

Ficava feliz por ser bom padeiro, mas ficava ainda mais feliz por ganhar mais dinheiro 😛


Vivemos numa época em que é extremamente difícil pagar o preço de uma placa gráfica, mas por vezes, é ainda mais difícil conseguir encontrar uma.

AMD

A situação está fora de controlo, o preço e stock da linha AMD Radeon RX Vega tem sido no mínimo esquisito desde o seu lançamento em Agosto, mas agora é apenas ridículo.

Computador Placas Gráficas AMD NVIDIA Mining

Na mesma onda está a linha RX 500, com a RX 580 por vezes a custar o triplo do seu preço original, e a RX 570 a conseguir ultrapassar esse multiplicador, quando as conseguem encontrar…

NVIDIA

Computador Placas Gráficas AMD NVIDIA Mining
www.globaldata.pt

O mesmo se passa na equipa verde, com o stock completamente arruinado na gama alta, e com os preços da GTX 1060 a começar a sofrer por falta de mais opções.

E agora ?

Os preços não podem ficar inflacionados para sempre, mas é difícil perceber quando esta situação vai ter um fim, provavelmente apenas quando a febre do mining perder alguma força como aconteceu no fim de 2017.

O melhor que pode fazer por enquanto, é aguentar um pouco a montagem do seu computador para ver o que vai acontecer no futuro, até porque há novidades em 2018 em termos de hardware !

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

IntelligentScan: O novo desbloqueio do Samsung Galaxy S9

Xiaomi lança nova box de televisão Android

Seguinte