Inicio Especiais RAM - Pior altura para montar um computador?

RAM – Pior altura para montar um computador?

O último ano foi excelente para quem quis montar um novo computador, com o lançamento dos Ryzen a terminar finalmente com quase uma década de dificuldades da AMD no mercado, lançamentos de novas placas gráficas e ainda a Intel com o lançamento dos seus poderosos Coffee Lake.

RAM

Mas infelizmente também houve muita coisa má, que aumenta a dificuldade de montar uma nova máquina, especialmente para quem não tem uma carteira recheada.

E parece que vai piorar em 2018…

Preço da memória RAM

Este é um grande problema actualmente para quem quer montar nova máquina, ou apenas actualizar o seu fiel companheiro.

De Julho de 2016 a Julho de 2017 a RAM aumentou 111%, e não parou por aqui…

RAM

Mas porquê ?

É a lei da oferta e da procura, e parece que a primeira só irá melhorar no fim do ano, quando os processos de fabrico de memória flash 3D NAND de 64 camadas e 96 camadas for mais maduro.

Até lá, a procura vai continuar a ser muito maior que a oferta.

Como é que chegámos a este ponto ? – Lucros claro !

Os maiores fabricantes de memória deixaram de se focar na produção de memória DDR4 devido às pequenas margens envolvidas, investindo em outros segmentos de mercado.

Mas talvez mais importante…

A industria de smartphones aumentou imenso a procura de não só DRAM mas também de memória NAND, com os fabricantes como a Samsung a terem maiores lucros a vender LPDDR4 para smartphones.

  • LPDDR4 – Tipo diferente de memória DDR4, produzida para o mercado mobile.(LP -> Low Power)

Com a procura muito maior que a oferta, os preços aumentaram e as margens da memória DDR4 deixaram de ser assim tão baixas, por isso os preços chegaram ao abuso que vemos agora, e não parece que os fabricantes tenham pressa em aumentar a produção.

RAM

Tudo pelo dinheiro

De acordo com a firma de pesquisa de mercado “DRAMeXchange”, os 3 grandes fornecedores(Samsung, SK Hynix e Micron) desaceleraram as suas expansões e migrações de tecnologia para manter os preços como estão, claro está… para manter as margens de lucro.

A construção de novas fábricas já começou para ajudar a aumentar a oferta, mas não vão estar prontas antes de 2019.

A Gartner até já previu a existência de um “crash” neste mercado em 2019, algo que a história confirma, é um ciclo que acontece de x em x anos com os preços de memória.

China is coming to the recue ??

  • A China tem o potencial para mudar tudo isto, com a sua abordagem agressiva.

Memória vinda da China pode inundar o mercado causando uma queda tremenda de preços, até porque neste momento existe uma imensidão de fábricas a serem construídas no país, e é esperado que este ascenda ao segundo lugar no investimento em semi-condutores ainda este ano.

Talvez não seja só procura e oferta

Como já noticiamos – aqui -, a China está a investigar a possibilidade da existência de uma combinação de preços por parte dos fabricantes, suspeita que começou com esta subida de preço sem precedentes.

Se os fabricantes forem considerados culpados, é difícil de prever o que pode acontecer, mas é importante reter que tanto a SK Hynix como a Samsung têm várias fabricas em solo chinês, por isso vai ser interessante ver como o processo irá decorrer.

Concluindo, se conseguir aguentar, adie a sua compra, senão… aceite a “cacetada” na carteira.

Hoje em dia o standard para a quantidade de RAM é 16GB, algo que hoje em dia lhe vai custar à volta dos 200€ dependendo do modelo e do fabricante.

Algo que nos bons velhos tempos custaria cerca de 75€… Mas não tente pensar muito nisso ! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Hoje ficámos a saber mais sobre o ecrã do Galaxy S21 Ultra!

Um analista muito conhecido do mundo Samsung acabou de partilhar alguma informação acerca do ecrã que irá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy...

AMD Radeon RX 6800 XT: a nova pedra no sapato da Nvidia!

Como se costuma dizer a AMD colocou toda a carne no assador. Dito isto, hoje já demos destaque à AMD Radeon RX 6900 XT....

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

A AMD Radeon RX 6900 XT foi oficialmente anunciada. Na prática representa a maior arma da AMD contra a rival Nvidia e uma bela...

Galaxy Watch Active 2 recebe mais uma prenda do Galaxy Watch 3

A Samsung lançou um novo update para o Galaxy Watch Active 2 e o aspeto interessante é que chega com mais uma funcionalidade do...

O iPhone 12 tem carregamento inverso… Mas é só para a Apple!

Ao que tudo indica, os novos iPhone 12 têm mesmo a capacidade de carregar outros aparelhos sem fios. Informações que chegam agora à Internet...