RAM – Pior altura para montar um computador?


Por em

O último ano foi excelente para quem quis montar um novo computador, com o lançamento dos Ryzen a terminar finalmente com quase uma década de dificuldades da AMD no mercado, lançamentos de novas placas gráficas e ainda a Intel com o lançamento dos seus poderosos Coffee Lake.

RAM Memória DDR4 Computador Montar Computador

Mas infelizmente também houve muita coisa má, que aumenta a dificuldade de montar uma nova máquina, especialmente para quem não tem uma carteira recheada.

E parece que vai piorar em 2018…

Preço da memória RAM

Este é um grande problema actualmente para quem quer montar nova máquina, ou apenas actualizar o seu fiel companheiro.

De Julho de 2016 a Julho de 2017 a RAM aumentou 111%, e não parou por aqui…

RAM Memória DDR4 Computador Montar Computador

Mas porquê ?

É a lei da oferta e da procura, e parece que a primeira só irá melhorar no fim do ano, quando os processos de fabrico de memória flash 3D NAND de 64 camadas e 96 camadas for mais maduro.

Até lá, a procura vai continuar a ser muito maior que a oferta.

Como é que chegámos a este ponto ? – Lucros claro !

Os maiores fabricantes de memória deixaram de se focar na produção de memória DDR4 devido às pequenas margens envolvidas, investindo em outros segmentos de mercado.

Mas talvez mais importante…

A industria de smartphones aumentou imenso a procura de não só DRAM mas também de memória NAND, com os fabricantes como a Samsung a terem maiores lucros a vender LPDDR4 para smartphones.

  • LPDDR4 – Tipo diferente de memória DDR4, produzida para o mercado mobile.(LP -> Low Power)

Com a procura muito maior que a oferta, os preços aumentaram e as margens da memória DDR4 deixaram de ser assim tão baixas, por isso os preços chegaram ao abuso que vemos agora, e não parece que os fabricantes tenham pressa em aumentar a produção.

RAM Memória DDR4 Computador Montar Computador

Tudo pelo dinheiro

De acordo com a firma de pesquisa de mercado “DRAMeXchange”, os 3 grandes fornecedores(Samsung, SK Hynix e Micron) desaceleraram as suas expansões e migrações de tecnologia para manter os preços como estão, claro está… para manter as margens de lucro.

A construção de novas fábricas já começou para ajudar a aumentar a oferta, mas não vão estar prontas antes de 2019.

A Gartner até já previu a existência de um “crash” neste mercado em 2019, algo que a história confirma, é um ciclo que acontece de x em x anos com os preços de memória.

China is coming to the recue ??

  • A China tem o potencial para mudar tudo isto, com a sua abordagem agressiva.

Memória vinda da China pode inundar o mercado causando uma queda tremenda de preços, até porque neste momento existe uma imensidão de fábricas a serem construídas no país, e é esperado que este ascenda ao segundo lugar no investimento em semi-condutores ainda este ano.

Talvez não seja só procura e oferta

Como já noticiamos – aqui -, a China está a investigar a possibilidade da existência de uma combinação de preços por parte dos fabricantes, suspeita que começou com esta subida de preço sem precedentes.

Se os fabricantes forem considerados culpados, é difícil de prever o que pode acontecer, mas é importante reter que tanto a SK Hynix como a Samsung têm várias fabricas em solo chinês, por isso vai ser interessante ver como o processo irá decorrer.

Concluindo, se conseguir aguentar, adie a sua compra, senão… aceite a “cacetada” na carteira.

Hoje em dia o standard para a quantidade de RAM é 16GB, algo que hoje em dia lhe vai custar à volta dos 200€ dependendo do modelo e do fabricante.

Algo que nos bons velhos tempos custaria cerca de 75€… Mas não tente pensar muito nisso !

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Bose S1 Pro: o sistema de som tudo em um para profissionais

FCA ensina “Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Unity”

Seguinte