É realmente a pior altura para comprar computador?

Depois de falar do preço da memória RAM e das dificuldades em encontrar placas gráficas, vamos falar do mercado no geral, mais especificamente o porquê desta altura não ser a melhor para montar um novo computador.

No seguimento dos artigos:

Discos rígidos

O preço dos discos SSD subiu um pouco, nada de mais, num disco de 256GB talvez um aumento entre os 10/15€, por isso não é por aí que a porca torce o rabo.


Processadores

AMD

Computador Processadores Placas Gráficas

A AMD já anunciou os novos Ryzen 2 para Abril, ou seja, faltam 3 meses para o lançamento de uma nova geração de processadores.

  • Não esperamos melhorias por ai além, mas pelo menos mais 10% de performance e melhorias de eficiência energética devem estar garantidas.

Com os processadores vão sair também novas motherboards, as AMD-400, por isso neste momento comprar um Ryzen com motherboard B350 ou X399 não faz qualquer sentido, se podemos esperar alguns meses e comprar o último “grito”.

Para quem não possui um grande orçamento, é possível que assim que os Ryzen 2 chegarem ao mercado, a gama existente baixe significativamente o preço.

Intel

Computador Processadores Placas Gráficas

No outro lado da barricada temos a Intel e a sua linha mais recente Coffee Lake, que infelizmente ainda não foi lançada completamente.

Por enquanto os processadores da oitava geração apenas são compatíveis com motherboards Z370, que não são fáceis de encontrar com qualidade a bom preço.

As motherboards B360, H310 e H370 estão a chegar, e dessa maneira podemos finalmente ter uma plataforma Intel de ultima geração com a poupança em mente.

Os entusiastas também devem aguentar os seus cavalos, pois uma nova motherboard Z390 deve estar a caminho do mercado, os rumores apontam para o facto de que será necessária para suportar os futuros processadores de 8 e 16 núcleos Coffee Lake.


Placas gráficas

NVIDIA

Computador Processadores Placas Gráficas

Como sabem a geração 10 (1060/1070/1080) da NVIDIA foi lançada em Março de 2016, quase há 2 anos !

Por isso é fácil de prever que um anúncio estará para breve, por enquanto nada está confirmado, mas os sinais começam a aparecer com a próxima arquitectura da NVIDIA já no mercado, pelas mãos da Titan V.

AMD

Computador Processadores Placas Gráficas

Não esperamos nada da AMD pelo menos por enquanto, as RX Vega foram lançadas há pouco tempo, e infelizmente foram um falhanço a nível de performance.

A gerência mudou e a empresa está concentrada no próximo passo, vamos esperar e ver no que vai dar, é preferível demorar algum tempo mas ser algo que faça mexer o mercado com alguma concorrência à NVIDIA do que algo feito em cima do joelho.


Conclusão

Nos próximos meses é possível termos novos processadores, motherboards, mas também novas placas gráficas!

Por isso o nosso conselho é que espere para ver o que acontece nos próximos meses.

Claro que se precisa de uma nova máquina agora, faça o que tem de fazer, se tiver dificuldades estaremos cá para tirar todas as dúvidas que poderá ter.