Inicio Android Google vai desenvolver os seus próprios chips para smartphones

Google vai desenvolver os seus próprios chips para smartphones

Os smartphones Pixel de 2ª geração foram os primeiros a apresentar um chip personalizado pela Google. O Pixel Visual Core não só melhora a experiência que os utilizadores obtém com a câmara, como também compila as imagens HDR + a uma velocidade mais rápida, ao mesmo tempo que consome menos energia do que o processador de imagens principal. Agora parece que este chip Pixel Visual Core foi apenas o começo.

A Google está a competir diretamente com a Apple neste campo e para ganhar a corrida, vai precisar de fazer algo diferente. A Apple tem a capacidade de integrar perfeitamente o seu software com o hardware nos seus dispositivos porque são eles próprios que fabricam os chips. A Google quer fazer o mesmo nos seus dispositivos. O problema é que até aqui tem utilizado chips de terceiros que não garantem esta harmonia entre hardware e software. É por este motivo que a Google quer desenvolver os seus próprios chips personalizados.

chips para smartphones

As vantagens de um fabricante utilizar os seus próprios chips são muitas, mas apenas se houver o dinheiro necessário para se investir na investigação e no desenvolvimento, algo que a Apple e a Google têm.

O que é que isto significa para fabricantes como a Qualcomm? É certamente preocupante quando um fabricante decide produzir os seus próprios chips. A Imagination Technologies – que desenvolve componentes gráficos e foi fornecedor da Apple durante algum tempo, sofreu um enorme golpe no valor das suas acções quando a empresa da maça acabou com a parceria.

Claro que a mudança para um SoC da Google não será algo instantâneo. Por enquanto vamos começar a ver cada vez mais chips da Google para funções especiais, mas a Qualcomm ainda vai continuar a disponibilizar o processador principal.

Talvez por este motivo, a Google finalizou a aquisição parcial da HTC, que resulta na transferência de 2000 engenheiros de hardware para a Google. Em paralelo vai fornecer a esta empresa o acesso à propriedade intelectual da HTC. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...

OnePlus 8T: leak revela o que não esperávamos neste smartphone

O leaskter Steve Hemmerstoff e o blog Pricebaba estão de volta e com grandes revelações. Na prática, falamos das especificações do OnePlus 8T, bem...

Galaxy S20 FE: leak revela o hands-on e todas as especificações!

As imagens do primeiro hands-on para o Samsung Galaxy S20 FE acabam de chegar à Internet e dão um olhar mais detalhado sobre tudo...