Inicio Hardware Os Intel 'Tiger Lake' trazem duas inovações para contrariar os 10nm

Os Intel ‘Tiger Lake’ trazem duas inovações para contrariar os 10nm

A próxima gama de processadores Intel Core (Core 11000) já trazem consigo um refinamento ao afamado processo de 10nm da fabricante (10nm+). O que significa isto? Pois bem, o novo processo traz duas novidades que prometem aumentar a performance a sério, sem ser necessário aumentar o consumo energético ou ultrapassar os limites aceitáveis da temperatura.

Estamos a falar das novidades chave ‘SuperFin transistor’ e ‘SuperMim capacitor’

Os Intel ‘Tiger Lake’ trazem duas inovações para contrariar os 10nm

10nm+

Portanto, em primeiro lugar, o SuperFin é basicamente um transistor FinFET repensado e redesenhado, capaz de oferecer um pouco mais de performance e yields. Em segundo lugar, o SuperMIM é capaz de aumentar significativamente o potencial de condutividade e capacidade dos materiais utilizados.

Entretanto, apesar da promessa do aumento da eficiência, a Intel escolheu não oferecer quaisquer números. Ainda assim, é esperado um aumento muito significativo na frequência, o que curiosamente cai em linha com todos os ‘leaks’ do Intel Core i7-11857G7.

Além disto, é também esperado um aumento dramático na memória cache dos núcleos de processamento que irão ser agora baseados no design Willow Core, em vez da velhinha arquitetura Skylake.


Podem esquecer as RTX 3000… Abram alas às RTX 2100!?

Hmm… Talvez venha a ser este o nome da nova placa gráfica topo de gama da NVIDIA.

Pois bem, como deve saber, a NVIDIA anunciou o seu ‘Ultimate Countdown’ há dois dias para basicamente aumentar os níveis de entusiasmo à volta das suas placas de nova geração baseadas na arquitetura Ampere.

E claro está, de forma bem curiosa, o número do mote foi sempre o ’21’.



Portanto, depois do tweet #UltimateCountown, a NVIDIA adicionou a frase “21 Dias. 21 anos”. O que claro está, aponta para o dia 31 de Agosto, 21 dias após este primeiro anúncio, sendo também o dia em que a sua primeira placa gráfica (GeForce 256) faz 21 anos.

Isto não são 21 a mais? Talvez, mas tenha calma…

Leia o resto do artigo aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

COVID-19: é perigoso receber encomendas vindas da China?

Passado tantos meses depois do início da pandemia, o mundo continua a estar alerta com as devastadoras e fatais consequências do famoso coronavírus! Afinal...

Google Fotos acaba de receber uma grande novidade no Android!

O Google Fotos é uma aplicação imprescindível em qualquer smartphone. É que graças a ela nunca perdemos qualquer fotografia ou vídeo. Fica tudo armazenado...

Samsung Galaxy A42 5G: renderizações estão na Internet!

A Samsung está a apostar forte nos smartphones 5G. Especialmente no campo da gama média. O primeiro passo foi dado com o Galaxy A51...

NVIDIA resolveu o problema das RTX 30! (Mas baixou as frequências)

Como deve saber, o (reduzido) stock de placas RTX 3080 está a dar problemas a quem fez tudo por tudo para conseguir meter as...

(Especial) A LG ‘estranha’ está de volta! E ainda bem!

Quando estamos inseridos numa indústria como a tecnológica, nomeadamente a de smartphones, começa a ser um pouco aborrecido ver aparelhos que são no fundo...