Inicio Android (Opinião) Samsung apostou forte e feio na sua gama média!

(Opinião) Samsung apostou forte e feio na sua gama média!

(Opinião) Samsung apostou forte e feio na sua gama média! – A fabricante sempre impressionou nos seus aparelhos topo de gama, nomeadamente nas gamas Galaxy S e Galaxy Note. Aqui não haja dúvidas, que a marca apostava a sério para vencer o iPhone da Apple numa primeira fase, e hoje em dia, também a Huawei.

No entanto, a sua interface TouchWiz, que sempre marcou presença em cima do tradicional Sistema Operativo Google Android… Era um tanto ou pouco pesada para os terminais das gamas mais baixas

Samsung apostou

Aliás, quando comecei nestas andanças de ‘blogger’/’reviewer’, a minha primeira análise a um smartphone, foi ao Samsung Galaxy A8 lançado no início de 2018. Um aparelho que prometia ser um gama média com uma performance digna de um autêntico telemóvel de topo… O que claramente não correspondia à verdade! Visto que com a Bixby ativada, até mandar uma singela mensagem no Facebook Messenger era uma missão digna de um Tom Cruise desta vida.

Em suma, a otimização do software não era prioridade para a Gigante Sul Coreana. Desde que a coisa funcionasse nos topo de gama, estava tudo bem. Ou seja, na verdade, a Samsung contava com a popularidade dos seus smartphones de gama alta, para vender a restante gama. Algo que fazia muito bem, até porque a marca ‘Galaxy’ tinha e tem muito peso, e por isso, vendia por si só.

Mas depois chegou a concorrência Chinesa!

Samsung apostou

É inegável dizer que o mercado de gama média hoje em dia, é muito diferente do mercado de há alguns anos atrás. Afinal, há coisa de 4 ou 5 anos, seria muito complicado encontrar um telemóvel de 150/200€ com a qualidade que hoje existe nas mais variadas prateleiras.

Na altura, com este dinheiro, iria comprar um smartphone completamente feito de plástico, com uma resolução de ecrã 2 ou 3 vezes mais baixa em relação aos topo de gama da altura. E com câmeras que tiravam fotos mais ou menos legíveis, caso tivesse a sorte de estar um dia de sol agradável.

Foi aqui que as marcas Chinesas atacaram, ao lançar smartphones muito interessantes, com preços super apelativos. Quem é que ainda se lembra da loucura que foi encomendar smartphones Xiaomi via Gearbest?

Mas de forma muito curiosa, não foi apenas isto que mudou… Os consumidores também começaram a ficar cada vez mais exigentes. Mas sobretudo mais informados, consumindo todo o tipo de notícias e reviews acerca dos produtos mais recentes. Basicamente o que oferecemos aqui na Leak.pt

A empresa percebeu que o mercado estava a mudar, e por isso, a Samsung apostou forte na sua gama média e gama alta

Samsung apostou

Felizmente, a gigante Sul Coreana percebeu que o seu domínio de mercado estava ameaçado. E por isso, decidiu agir, e mudar um pouco a maneira de fazer as coisas.

É claro que a sua aposta nas gamas mais altas continuou a ser prioridade. No entanto, começou a fazer algo que muitos julgaram ser impensável… Começou a implementar as mais recentes novidades tecnológicas nos seus smartphones de gama média, média/alta. Começando claro está, pela implementação de ecrãs AMOLED em toda a linha de smartphones. Em paralelo, também investiu mais no design dos aparelhos de gama mais baixa.

Mas talvez mais importante que tudo isto, foi o desenvolvimento da sua atual interface, o OneUI

Samsung apostou

Se leu a minha análise ao Galaxy S10+, e posterior comparação com o Huawei P30 Pro, elogiei imensamente o OneUI. Curiosamente, até cheguei a dizer que a Huawei estava agora obrigada a melhorar imensamente o seu EMUI, correndo o risco de perder o comboio.

E continuo com a mesma exata opinião… No entanto, o OneUI não foi importante apenas para a gama alta da Samsung. Nada disso! O OneUI transformou a maneira como os utilizadores interagem com os seus smartphones, nos topo de gama de anos anteriores, como o S9 ou S8.

Mas fundamentalmente, melhorou imenso a fluidez dos smartphones de gama mais baixa. Afinal de contas, a interface é simples, é bonita e é super leve!

Além disto, a Samsung também ajustou os preços praticados, para ficar competir com as suas rivais mais diretas. Oferecendo aos consumidores muito mais escolha, com imensa qualidade. Hoje em dia, pode comprar um smartphone Samsung com ecrã Super AMOLED por pouco mais de 200€.


(Opinião) Samsung apostou forte e feio na sua gama média! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Saiba mais sobre a gama média Samsung, aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

O jogo que mais fez sucesso no Facebook vai desaparecer!

Depois de tantos anos disponível no Facebook e sendo um dos jogos que ajudou esta rede social a ficar tão conhecida. Eis que Farmville...

MIUI 12 já está disponível para estes smartphones! Descarregue já!

O MIUI 12 está realmente fenomenal. De facto, quem já deu o salto para a nova versão desta interface destaca o desempenho e sobretudo...

Google Play Store: apague já estas apps perigosas!

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store. De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou...

Samsung One UI 3.0 Beta: prepare o seu Galaxy S20!

A Samsung falou do update para o One UI 3.0 baseado no Android 11 para o Galaxy S20 há dois meses. Entretanto no mês...

AMD Ryzen 9 5900X: 12c/24t capazes de chegar aos 5GHz

AMD Ryzen 9 5900X: Como deve saber, a AMD prometeu revelar a sua nova gama de processadores baseada na arquitetura Zen 3 já no...