Ligue-se a nós

Reviews

[Review/Análise]Samsung Galaxy A8: Vale realmente a pena?

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

A nova oferta da Samsung para o mercado de gama média-alta tem o nome de Samsung Galaxy A8, um telemóvel com um design extremamente parecido ao do ainda topo de gama, Galaxy S8.

Foi com muita curiosidade e ansiedade que testei este aparelho, visto ter sido num passado bem recente um ávido utilizador Android, até ter trocado um Galaxy S6 por um iPhone 6s, continuando ainda hoje no lado da maçã semi comida.

Por isso vamos ao que interessa!

Será que este telemóvel me convenceu a voltar a “casa” ?

Especificações

Ecrã5.6” Super AMOLED 1080 x 2220(18.5:9)
ProcessadorExynos 7885
GPUMali-G71
Memória RAM4GB
Armazenamento32 GB + Cartão SD
Bateria3000mAh
CâmerasTraseira – 16MP & Frontal – 16MP + 8MP
Sensor de impressões digitaisSim
Carregamento RápidoSim
Dual SimSim
Dimensões149.2 x 70.6 x 8.4 mm
Peso172g

Design

Smartphone Samsung Galaxy A8

Como já disse acima, o Galaxy A8 é muito parecido com o ainda topo de gama Galaxy S8, mas é fácil notar que o ecrã não é tão infinito como o irmão mais velho (e mais caro).

Com vidro à frente e atrás, ambos unidos por uma frame de metal, o A8 tem um aspecto “premium”. No entanto devido à falta de curvatura no ecrã, não encaixa tão bem na mão como o S8.

O sensor de impressão digital desta vez encontra-se no sítio correto, debaixo da câmara traseira, com uma saliência para que seja mais fácil acertar com o dedo no sítio.

O que menos gostei foi mesmo a localização da coluna, de lado, sendo muito fácil tapá-la… mas hey, ainda temos saída para auscultadores, por isso posso perdoar a localização.

Não esquecer que o A8 é também à prova de água com certificação IP68, o que significa que irá sobreviver até 30 minutos em profundidade até 1,5 metros.

Ecrã

Este é sem dúvida um ponto forte. O Samsung Galaxy A8 dispõe de um ecrã Super AMOLED de 5,6 polegadas com a resolução de 1080 x 2220(18:9).

Apesar de não ter um ecrã curvo, continua a ser ecrã “infinito”, um bocadinho menos infinito, mas como aprendemos na escola, infinito menos qualquer coisa, é infinito na mesma.

Importante salientar, que como é normal nestes ecrãs Super AMOLED da Samsung, não vai ter dificuldades em ver o que se passa no ecrã se estiver debaixo de sol intenso, o brilho do ecrã é extremamente forte e as cores do melhor que já vi.

Consumir multimédia neste aparelho é tudo aquilo que sinto falta com o meu iPhone.

Smartphone Samsung Galaxy A8

Câmera

O A8 tem três câmaras, mas não da maneira que estamos habituados, apenas tem uma na parte traseira com 16MP.

É isso mesmo que distingue o Samsung Galaxy A8 da concorrência, o seu sistema de câmeras frontais, com 16MP e 8MP respectivamente.

Câmeras Frontais

Na frente, as duas câmeras funcionam em conjunto para lhe oferecer um fundo desfocado, funcionalidade chamada pela Samsung de Live Focus.

A funcionalidade funciona muito bem em qualquer ambiente, mas é com muita luz que brilha mais intensamente.

Das muitas selfies que tirei com esta função, apenas 2 ou 3 falharam, com fraco reconhecimento facial, mas é normal, todas as tecnologias falham de vez em quando.

Se dá muito valor a uma boa selfie, talvez deve olhar com muita atenção para este telemóvel.

Smartphone Samsung Galaxy A8

Câmara Traseira

Com o foco deste aparelho no Live Focus, não esperava muito da câmera principal, mas eis que me enganei.

É completamente capaz de tirar fotos detalhadas mesmo em ambientes com pouca luz, com um modo automático extremamente eficiente e capaz de perceber as melhores definições para que tire uma boa foto sem se preocupar muito com o assunto.

Fotos em movimento

Vídeo

O Galaxy A8 consegue gravar a 1080p a 30 fps, com estabilização óptica de imagem, oferecendo uma qualidade de vídeo muito acima da média.

Desempenho

Na introdução deste artigo falei que estava curioso para saber se este smartphone me conseguiria fazer voltar ao lado Android, e a verdade é que sim !

Mas nas primeiras horas, não !

Smartphone Samsung Galaxy A8

O A8 tem como motor o processador Exynos 7885, que é no fundo um chip de média gama-alta,  mas que fica a dever bastante ao Snapdragon 835, no entanto é significativamente melhor que o Snapdragon 625 normalmente encontrado nesta gama.

O processador inicialmente pareceu-me incapaz de aguentar toda a carga que vinha por defeito.

O Touchwiz tem melhorado imenso nos últimos anos, mas continua a ser uma carga pesada, especialmente em aparelhos de média gama, porque apesar deste telemóvel ser parecido em muitas coisas com o Galaxy S8, o processador definitivamente não é uma delas.

E assim, desativei o assistente Bixby e algumas aplicações da Samsung.

O telemóvel transformou-se completamente nas minhas mãos, tornando-se completamente fluído em toda e qualquer aplicação, até na Web, fazer scroll de uma página era um prazer sem qualquer tipo de soluços.

Foi nesta altura que consegui realmente aproveitar tudo o que esta máquina tinha para oferecer.

O aparelho tem ainda 4GB de memória RAM e 32GB de armazenamento(possibilidade de expansão com cartão SD), por isso pode esperar uma boa performance nas tarefas do dia-a-dia.

Bateria

O A8 tem uma bateria de 3000mAh, a mesma capacidade que o S8, mas mais eficiente na utilização da mesma.

Para quem usa um iPhone 6s, foi com muita surpresa que pude sair de casa às 7h da manhã, voltar a casa por volta das 23h e ainda ter bateria para dar e vender sem nunca ligar o telemóvel ao carregador durante o dia!

Normalmente acabava os dias com 50% de bateria com um uso normal, e com uso intensivo 25%, ou seja, é um telemóvel que lhe irá durar todo o dia sem qualquer problema, mas não se aventure, aguentar 2 dias não será fácil.

Preço e onde comprar

O Samsung Galaxy A8 tem um preço de 509€ e poderá encontrá-lo no site da Phone House, aqui.

Atenção que ao abrigo de uma campanha desta loja, ainda o podem comprar a 25 Euros por mês, sem juros.

Conclusão

O Galaxy A8 é sem dúvida um bom telemóvel, que me deixou com vontade de voltar para o lado da Google, mas acho que a Samsung errou em 2 aspetos fundamentais, preço e processador.

Com esta configuração e menos 100€, seria um sério concorrente no mercado. Poderia também manter o mesmo preço e ter um processador mais poderoso, mas aí estaria a roubar mercado ao Galaxy S8.


Dito isto, o Galaxy S9 está quase a chegar, e a Samsung é conhecida por gostar de baixar os preços das suas gamas médias pouco tempo depois do lançamento.

Por isso, talvez com a chegada do novo topo de gama, exista uma queda de preço, o que poderá tornar este telemóvel muito apetecível aos olhos de quem quer um smartphone “premium” a um preço mais em conta.

Pros

  • Ecrã Super AMOLED
  • Bom desempenho no dia-a-dia
  • Dual SIM(2 Cartões + Cartão SD)
  • Excelente qualidade de construção
  • Boa câmera

Contras

  • Preço
  • Processador
  • Ainda não tem Android Oreo

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

4 Comentários

Partilhe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Mobile

Hardware

Publicidade

Entretenimento

Jogos

Auto


Copyright © 2018 Leak.pt Todos os direitos reservados