OnePlus: afinal há um brinde escondido nos smartphones!

As aplicações que vêm instaladas nos smartphones e que servem sobretudo para os sobrecarregar são conhecidas normalmente por Bloatware. Algumas até são úteis, mas muitas acabam por ser desnecessárias. A última questão envolve os smartphones da OnePlus e o Facebook. De facto, a partir do OnePlus 8 e também do Nord, os utilizadores vão ter de se habituar a lidar com diversas aplicações que pertencem ao Facebook. Com elas chegam também alguns serviços em segundo plano. O pior de tudo é que não podem ser removidas.

OnePlus: afinal há um brinde escondido nos smartphones!

Isto foi revelado quando Max Weinbach do XDA-Developers publicou uma série de screenshots da aplicação Instagram a ser atualizada através do serviço Facebook App Manager, ao invés de pela Play Store. Foi aqui que surgiu a grande Red Flag! No entanto, parece que não foi surpresa para todos. É que alguns utilizadores revelaram no Reddit que isto já acontecia há algum tempo.

OnePlus smartphones

A propósito disto o site AndroidPolice.com analisou diversos equipamentos da OnePlus e descobriu que três dos modelos mais recentes deste fabricante vêm com aplicações e serviços do Facebook. Tudo isto pré-instalado. A questão é que isto acontece principalmente em todas as regiões onde os equipamentos chegam com o Oxygen OS. Ou seja, em quase todo o lado menos na China.

Entretanto o site que referimos acima falou com a OnePlus que confirmou que o OnePlus 8, 8 Pro e Nord incluem o Facebook App Installer, Facebook App Manager e os serviços desta rede social como aplicações de sistema. Ao mesmo tempo, também está presente o Facebook, Messenger e Instagram, bem como o Netflix.

OnePlus smartphones

A OnePlus, em sua defesa, afirmou que a pré-instalação destas apps assegura uma melhor eficiência da bateria no Facebook e melhora a visualização de conteúdos HDR no Netflix.

O conhecido Max Weinbach revela que existem algumas questões associadas a isto. Estes serviços já foram “apanhados” a tratar dados em segundo plano, ainda que em pequenas quantidades. Isto pode ser preocupante. É que na prática não sabemos que tipo de informação está a ser partilhada com o Facebook.

Seja como for, pode remover o Facebook, Messenger e o Instagram. Ainda assim, isto não serve de nada. É que os serviços em segundo plano vão continuar a correr.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Conta Google: se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Enganou-se? Anule agora mesmo um envio no Gmail!

Já aconteceu a todos enviarmos uma mensagem e depois arrependermo-nos. Isto porque dissemos o que não queríamos ou porque no segundo a seguir verificámos...

Windows 11: a versão final já está na Internet e pode descarregar!

A Microsoft anunciou que os Windows Insiders no canal Release Preview já podem deitar a mão ao novo sistema operativo. Isto é realmente importante...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!