Inicio Jogos O SSD da Xbox Series X está em desenvolvimento há 13 anos!

O SSD da Xbox Series X está em desenvolvimento há 13 anos!

O SSD que equipa ambas as consolas de nova geração é apontado por muitos como a principal grande novidade para o mundo dos videojogos! Permitindo ‘matar’ os tempos de loading, mas também desenvolver jogos com mundos maiores e ainda mais detalhados.

Dito isto, apesar de tudo o que foi dito acerca do SSD ‘custom’ da PS5, que para muito boa gente é a melhor coisa depois da invenção do pão fatiado. Parece que a drive da Xbox Series X foi tudo menos feita em cima do joelho… Ao fim ao cabo, novidades apontam para que o SSD integrado da consola já esteja a ser planeado desde 2007! Ou seja, antes do lançamento da Xbox One original.



O SSD da Xbox Series X está em desenvolvimento há 13 anos!

xbox ssd 13 anos

Portanto, em 2007, apenas 2 anos após o lançamento da Xbox 360, a Microsoft já andava a estudar um salto para a memória flash que dá vida às drives SSD, de forma a realmente revolucionar o mundo das consolas. Isto ficou provado numa recente apresentação no evento Hot Chips, altura em que a Microsoft mostrou como a tecnologia proprietária PCIe 4.0 SSD CFExpress é baseada em alguns avanços feitos há cerca de 13 anos.

Em suma, em vez de utilizar um SSD para o seu propósito principal (armazenamento), a Microsoft queria introduzir uma drive NVMe com grande largura de banda como backup ou buffer/cache para armazenamento de modelos e texturas de alta resolução. Tudo de forma a tirar um pouco do trabalho de cima da DRAM. Em suma, esta ‘jogada’ iria permitir à Microsoft poupar na DRAM (que é 33x mais cara que a memória NAND Flash), sem perder performance.

No entanto, esta ideia acabou por ser posta na gaveta na altura do desenvolvimento da Xbox One, chegando apenas agora ao mercado com drives PCIe 4.0 x4 NVMe M.2, com velocidades 100x acima daquilo que a Xbox One é capaz de oferecer.

Em suma, na opinião da Microsoft, a Xbox Series X representa o maior salto de sempre no mundo do hardware para consolas. Tudo graças a várias tecnologias como este SSD, que já anda na cabeça dos engenheiros da empresa há muitos e longos anos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

COVID-19: é perigoso receber encomendas vindas da China?

Passado tantos meses depois do início da pandemia, o mundo continua a estar alerta com as devastadoras e fatais consequências do famoso coronavírus! Afinal...

Google Fotos acaba de receber uma grande novidade no Android!

O Google Fotos é uma aplicação imprescindível em qualquer smartphone. É que graças a ela nunca perdemos qualquer fotografia ou vídeo. Fica tudo armazenado...

Samsung Galaxy A42 5G: renderizações estão na Internet!

A Samsung está a apostar forte nos smartphones 5G. Especialmente no campo da gama média. O primeiro passo foi dado com o Galaxy A51...

NVIDIA resolveu o problema das RTX 30! (Mas baixou as frequências)

Como deve saber, o (reduzido) stock de placas RTX 3080 está a dar problemas a quem fez tudo por tudo para conseguir meter as...

(Especial) A LG ‘estranha’ está de volta! E ainda bem!

Quando estamos inseridos numa indústria como a tecnológica, nomeadamente a de smartphones, começa a ser um pouco aborrecido ver aparelhos que são no fundo...