O novo Ryzen 7 5800X já mostrou um pouco da sua ‘magia’!

Como deve saber, a AMD está neste momento a preparar-se para lançar uma nova geração de processadores Ryzen já no próximo dia 8 de outubro! Aliás, o salto de performance deverá ser tão significativo, que a fabricante até deverá optar por saltar a nomenclatura ‘4000’. Ao optar por chamar os seus processadores baseados na arquitetura Zen 3 de Ryzen 5000.

Dito tudo isto, depois de ontem ficarmos a saber que o Ryzen 9 5900X (sucessor ao atual 3900X) irá contar com um aumento de IPC à volta dos 20%, trazendo também um aumento muito significativo na frequência (5.0GHz) (saiba mais aqui). Hoje temos novidades do Ryzen 7 5800X, um modelo que também parece ganhar uns quantos pontos com o aumento massivo de IPC.



O novo Ryzen 7 5800X já mostrou um pouco da sua ‘magia’!

5800X

Portanto, a arquitetura Zen 3 é um completo ‘repensar’ daquilo que a AMD tem feito nos últimos anos! Não sendo apenas mais uma evolução iterativa das mais velhotas arquiteturas Zen e Zen 2. Por isso, já seria de esperar uma melhoria significativa na performance, especialmente quando temos em conta que a AMD irá tirar partido das linhas de produção de 7nm+ da TSMC, o que por sua vez deverá ajudar um pouco na eficiência energética a performance térmica do produto final.

Mas vamos ao que interessa! Chegou à Internet aquilo que parece ser o primeiro benchmark ao novo Ryzen 7 5800X.

Que à semelhança do seu antecessor, também irá contar com 8 núcleos e 16 threads. Dito tudo isto, em comparação ao Intel Core i9-10900K (10 núcleos e 20 threads), parece que a AMD vai mesmo ser a rainha do gaming, roubando (finalmente) o trono à sua rival… Afinal de contas, estamos a falar da performance de uma amostra de engenharia, que claro está, não é representativo daquilo que vamos ver nas versões finais para o mercado… E que com menos 2 núcleos e 4 threads, já consegue igualar a performance do mais apetrechado processador Intel Core. Ora veja:

5800X


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também