Ao que tudo indica, a NVIDIA está neste momento a preparar o lançamento de novas versões da RTX 4070 com o GPU AD103 em vez dos agora utilizados GPUs AD104. Porquê? Estamos a falar de uma nova versão mais poderosa? Talvez uma versão Super ou Ultra? Não, a ideia aqui é mesmo pegar nos GPUs que não foram capazes de dar vida à RTX 4080, para poupar dinheiro.
NVIDIA vai usar um GPU maior na RTX 4070. A ideia é poupar dinheiro!
A NVIDIA é uma fabricante que gosta de inventar, ao lançar placas gráficas com o mesmo nome mas níveis de performance diferentes. Ou então, utilizar GPUs que originalmente deveriam dar vida a placas premium, em placas de gama média.
Pois bem, naquilo que deveria ser uma melhoria/entensão da gama, ao lançar uma placa RTX 4070 com mais memória, e com maiores capacidades de processamento, com outro nome.
A NVIDIA decidiu apenas pegar numa placa que pouco ou nada vende, para aproveitar os GPUs com “defeito” que tem em armazém. Esta conversa, infelizmente, deve ser apenas uma forma de salvaguardar os interesses da NVIDIA, que anda a pagar chips a peso de ouro à TSMC.
Dito isto, o uso do AD103 na RTX 4070 implica um corte nas capacidades do GPU de mais ou menos 42%. O que é estranho… Porque não usar a mais poderosa RTX 4070 Ti para estas placas?
Não fazemos ideia. Uma coisa é certa, à exceção da RTX 4090, que vendeu que nem pãezinhos quentes, a NVIDIA não está a vender grande coisa na geração RTX 40. Porém, tudo indica que este sempre foi o objetivo da fabricante! A empresa ainda dá mais importância à venda de hardware antigo, em vez do mais recente.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!