Inteligência Artificial vai acabar com os empregos nos Call Centers!

Com a adoção em massa das funcionalidades baseadas em IA, e na grande aposta de quase todas as grandes empresas do mundo Tech nesta “novidade”, é inegável que existem uns quantos empregos que têm os seus dias contados.

Dito isto, os famosos Call Centers vão ser um dos primeiros sítios a mudar, com as empresas prontas a pouparem dinheiro a sério com a tecnologia. Ou seja, vamos ver as pessoas a desaparecerem, para se arranjar espaço para os muito mais baratos “Chatbots” inteligentes.

Acha que ainda falta algum tempo para que isto aconteça? Bem, esqueça isso! Vai ser rápido… Vai ser mesmo muito rápido!

Inteligência Artificial vai dizimar os Call Centers!

Portanto, na realidade, já existem algumas empresas a testar o conceito, com algum staff que normalmente passaria a sua vida em chamadas, a dar a sua vez à recente mas extremamente poderosa IA Generativa. Aquilo que podemos dizer que é apenas o início.

É que ao que tudo indica, em 2025, ou mais tardar em 2026, quando tentar ligar para um qualquer centro de assistência, é muito provável que não seja uma pessoa a falar consigo.

Quem o afirma é um dos líderes da Tata Consultancy Services, uma das maiores empresas de IT da Índia. (Uma empresa com mais de 600 mil empregados a uma escala global! Que também conta com um extenso leque de call centers por esse mundo fora)

De forma mais concreta, com os grandes avanços da Inteligência Artificial, a necessidade humana vai ser mínima. Porquê? Bem, antes de a chamada chegar ao humano, é muito provável que a IA já tenha percebido o problema do cliente, e que já tenha oferecido uma solução viável.

A inteligência artificial também vai ser capaz de vender serviços, renovar contratos, entre muitas outras coisas.

Claro que, como é óbvio, a tecnologia não vai ser, por enquanto, capaz de responder a tudo e solucionar tudo. Sendo possível que a IA passe a chamada a um responsável, humano, mais capaz.

Porém, ainda assim, vai ser muito fácil cortar a grande maioria dos empregos desta indústria. O que deverá resultar num aumento da eficiência, ao mesmo tempo que também corta as despesas das empresas em cerca de 85%. De forma mais concreta, as equipas de atendimento vão ser reduzidas em 90% dentro de muito pouco tempo.

Em suma, se porventura tem um trabalho muito simples e rotineiro, talvez seja boa ideia começar a fazer contas à vida.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.