Samsung pode e deve lançar um smartphone Pro!

É curioso, mas num mundo tecnológico cheio de modelos Pro, a Samsung, apesar de ter utilizado a nomenclatura em alguns produtos, como é o caso dos wearables, optou por nunca utilizar esta denominação em nenhum dos seus smartphones de referência, optando pela velha nomenclatura ‘Plus’, que identificou os seus modelos topo de gama durante muitos e longos anos, ou agora pela nomenclatura ‘Ultra’, que tenta separar o trigo do jóio dentro das suas gamas de produtos mobile.

Porém, com o mercado de smartphones a mudar, talvez seja boa ideia mudar essa estratégia. 

- Publicidade -

Samsung pode e deve lançar um smartphone Pro!

S24
Gama Galaxy S24

Portanto, enquanto algumas das maiores rivais da Samsung optam pela nomenclatura “Pro” para apontar aos utilizadores qual é o smartphone mais poderoso, ou pelo menos, com especificações técnicas mais interessantes, a Samsung tem optado por uma estratégia um pouco diferente, ao dividir os seus lançamentos em 3 aparelhos.

Estamos assim a falar do base (S24), o base um bocadinho maior e alguns extras (S24+), e claro, o topo de gama Ultra, que oferece o melhor que a fabricante tem à sua disposição, num formato (muito) maior, que por vezes até parece exagerado.

Então… O que poderia ser um Galaxy Pro?

Circle to Search S24, iPhone 17 galaxy, Android Auto no Galaxy S24. Ecrãs Galaxy S24 problemas

É fácil! Da mesma forma que a Apple tem 4 aparelhos disponíveis (iPhone, iPhone Plus, iPhone Pro e iPhone Pro Max), a Samsung também deveria oferecer um quarto aparelho, digno deste nome Pro, que fosse capaz de oferecer o mesmo hardware do modelo Ultra num formato mais compacto.

É que, no mercado global, o iPhone Pro nunca tem um rival à altura.

Mais concretamente, estamos a falar de um topo de gama a sério, num formato mais compacto, com as mesmíssimas especificações técnicas à exceção de alguns compromissos ligeiros devido ao formato mais compacto e reduzido.

Ou seja, consegue imaginar um Galaxy S24 Pro, com o mesmo tamanho do Galaxy S24, mas com mais memória, mais armazenamento, melhores câmaras, um ecrã OLED superior, e talvez, um design similar ao do S24 Ultra?

Acha que vendia? Eu acredito que sim!

As fabricantes Android sempre lançaram aparelhos compactos… MAUS!

É inegável que o mercado Android prefere aparelhos grandes. Sendo exatamente por isso que até na gama baixa, e gama média, temos aparelhos com ecrãs gigantes. Porém, se o iPhone 15 e iPhone 15 Pro vendem, é porque existe mercado para aparelhos mais pequenos, mas claro, poderosos.

Ou seja, o problema não está apenas nos consumidores que querem coisas grandes. Está também nas fabricantes que não têm sido capazes de lançar produtos realmente bons, com dimensões mais reduzidas. Eu adoraria um iPhone 15 Pro no ecossistema Android!

Em suma, é um nicho de mercado que não é explorado, ou melhor… Nunca foi explorado. Especialmente pelas fabricantes mais importantes, como é o grande exemplo da Samsung.

A Google já está a pensar em aproveitar!

Os smartphones Pixel ainda não são uma referência como são os iPhone, Galaxy S ou Xiaomi. Porém, isso pode começar a mudar, tal tem sido a estratégia da Google no seu próprio ecossistema.

Afinal, apesar do facto de a Google já ter sempre dois aparelhos, na forma de um modelo base (Pixel 8) e de um modelo topo de gama (Pixel 8 Pro), tudo indica que em 2024 vamos ver três modelos. Um base (Pixel 9), um Pro (Pixel 9 Pro) e um Pro maior (Pixel 9 Pro XL).

Uma estratégia mais similar à da Apple, que a correr bem, pode ter um profundo impacto no mercado. A Samsung devia tirar notas!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.