O ecrã do teu carro vai mudar: vê as novidades do Android Auto a chegar

O Android Auto tem estado no centro das atenções nos últimos tempos, recebendo atualizações de peso como a recente integração da inteligência artificial Gemini. Entretanto, há outra grande revolução a ser preparada nos bastidores. Assim promete mudar totalmente a forma como interages com o ecrã do teu automóvel: o suporte massivo para widgets. Por isso, embora a funcionalidade ainda não esteja oficialmente disponível para o público em geral, as mais recentes análises ao código interno da aplicação revelam que o desenvolvimento está praticamente concluído. De facto, a Google parece estar prestes a libertar esta novidade que todos aguardavam. É uma alteração significativa no ecrã do teu carro, se utilizas Android Auto.

Ecrã do teu carro: as novidades do Android Auto

Quando as primeiras imagens desta funcionalidade (na altura apelidada com o nome de código interno “Earth”) surgiram no final do ano passado, o aspeto era incrivelmente tosco. A interface para configurar as ferramentas era confusa e parecia um projeto feito à pressa, longe dos padrões de qualidade que exigimos no ecrã de um carro. Neste sentido, as boas notícias chegaram agora com a versão de testes mais recente da plataforma (16.8.161804) a que o site AndroidAuthority deitou a mão.

Como resultado, a gigante tecnológica abandonou o visual provisório e construiu uma interface muito mais refinada, estável e pronta para chegar às massas. Adicionalmente, o nome de código enigmático foi finalmente substituído por um rótulo muito mais lógico para o consumidor final: “Widgets do Carro” (Car widgets), acompanhado de uma descrição explicativa muito clara.


Uma experiência igual à do teu telemóvel

Além disso, a grande mudança funcional encontra-se na forma como vais escolher e organizar estas pequenas ferramentas. Ao abrires o novo menu, deparas-te com um seletor visualmente muito semelhante àquele que já utilizas diariamente para personalizar o ecrã principal do teu smartphone Android. Por outro lado, o sistema inclui agora uma secção com ferramentas em destaque e uma lista completa e organizada das opções disponíveis.

Desta forma, ao selecionares um destes widgets, o ecrã mostra-te imediatamente uma pré-visualização fiel de como ele se vai comportar no tablier do carro. Paralelamente, a Google não se limitou a limpar o visual, introduzindo também uma barra de pesquisa no topo do menu, o que te vai facilitar imenso a vida quando estiveres à procura daquele widget específico para a tua aplicação de podcasts ou de navegação.

Lançamento à vista e pequenos ajustes cosméticos

Consequentemente, ainda não existe uma confirmação oficial por parte da marca sobre a data exata em que esta atualização vai ser enviada para as consolas dos condutores. O grande evento anual para programadores da empresa, o Google I/O, realiza-se já no próximo mês. Assim não haveria palco melhor do que esse para apresentar oficialmente a revolução visual do Android Auto.

Portanto, além da grande chegada dos widgets, a atualização também esconde pequenos ajustes estéticos, nomeadamente novos ícones para o cartão de meteorologia do sistema. Curiosamente, a Google optou por não usar os mesmos ícones de alto contraste que introduziu recentemente na aplicação Pixel Weather. Por conseguinte, resta-nos aguardar algumas semanas para vermos como todas estas peças se vão encaixar perfeitamente na versão final que chegará aos nossos carros.

Uma novidade que vale a pena?

A introdução de widgets no Android Auto é daquelas novidades que nos faz inevitavelmente questionar: “Como é que isto não existia desde o primeiro dia?”. A plataforma de condução da Google sempre sofreu de uma extrema rigidez visual. Como tal bloqueou a personalização e a liberdade que sempre foram a imagem de marca do ecossistema Android nos telemóveis. A possibilidade de fixarmos os nossos próprios atalhos de domótica para abrir a garagem, métricas importantes ou controlos multimédia detalhados diretamente no painel principal vai transformar o carro numa verdadeira extensão da nossa vida digital.

No entanto, deixo o alerta: a linha que separa a conveniência rápida de um widget da distração fatal a 120 km/h é muito ténue. A Google tem agora a responsabilidade vital de forçar os programadores a criarem widgets que informem num relance de um segundo, evitando que o ecrã se transforme numa autêntica árvore de Natal cheia de botões complexos que nos roubem os olhos da estrada.

Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigos relacionados

Deixar comentário