Estou farto de antivírus que parecem autênticos vírus!

Quando compra um computador pré-montado, ou um qualquer portátil, mesmo que de uma fabricante de referência no mercado, é completamente normal ter de levar com algum “bloatware”. Ou seja, software que não é estritamente necessário para o funcionamento do produto, mas que está presente devido a acordos entre as empresas responsáveis por esse software, e pela própria fabricante da máquina. Isto também acontece no lado dos smartphones, mas é inegavalmente mais comum no lado dos portáteis.

Dito tudo isto, nos computadores, este “bloatware” inclui quase sempre uma suite de proteção, de marcas que até são bastante conhecidas, como é o caso Avast, da McAfee, etc… Ou seja, teoricamente, nem deveria ser algo super negativo, visto que mais proteção, de borla, por uma empresa conhecida, até pode ser uma coisa positiva.

- Advertisement -

Porém, nestas últimas semanas de “review” a portáteis de nova geração, este tipo de software está a levar-me à loucura.

Aliás, tenho a certeza absoluta que nenhum consumidor, até mesmo o mais casual à face da terra, consegue ficar feliz e contente com esta forma de fazer as coisas.

Afinal, são avisos pop-up de que “as defesas estão em baixo”, e por isso tem de renovar a licença. O que é obviamente uma “caça ao dinheiro”. Isto já para não falar nas mudanças repentinas sem a autorização expressa do utilizador, como é a mudança do motor de pesquisa no seu browser, ou instalação de ferramentas ou extensões, que ningúem sabe muito bem para o que servem, e que muitas vezes só estão ali para chatear, ou absorver recursos computacionais.

É mesmo muito irritante! É uma prática que tem de acabar!

Estou farto de antivírus que parecem autênticos vírus!

bateria do portátil durar, entornar bebida no portátil, portátil assistência, quanto dura a bateria de um portátil?

Portanto, como já disse no passado, apesar de parecer quase sempre algo de positivo ter uma licença ativa, de um qualquer antivírus, quando estamos a tirar o nosso novo portátil da caixa. A realidade é que muitos destes antivírus não trazem uma licença de 1 ou 2 anos, mas sim de “trial”. A ideia é aparecer instalado, para que você pague uma subscrição a sério logo nos primeiros dias de uso.

É por isso que estes antivírus “pensam” que mostrar trabalho é uma boa ideia. Ou melhor, mostrar que estão presentes, e que estão a fazer alguma coisa em prol da sua segurança. Mas, não se deixe enganar!

O antivírus que mais me irrita nestes moldes, é sem dúvida alguma o McAfee, que aparece na grande maioria dos portáteis da ASUS, e também de outras fabricantes como é o caso da Lenovo. É o exemplo mais irritante de antivírus que mexe nas coisas, sendo sempre muito pouco claro naquilo que faz, ou quer fazer. Na realidade, sem olhar para a proteção pura e dura, onde acredito que a empresa faz um bom trabalho. A forma como aparece, e age, nestas máquinas, parece mais um vírus do que um antivírus!

Por exemplo, por duas vezes, já tive o meu Motor de Pesquisa do meu Google Chrome apontado para o Yahoo! em vez do tradicional Google, porque o McAfee decidiu mudá-lo sem a minha autorização. Mas isto faz algum sentido? Juro que, da primeira vez, pensei imediatamente que tinha sido infetado com um qualquer vírus.

Afinal, que software vai mudar o meu motor de pesquisa predefinido só porque sim?

Ao mesmo tempo, temos avisos incessantes ao longo do dia, dos mais variados tipos, sempre a vir do antivírus. Avisos que lhe roubam a atenção do trabalho que está a fazer, e por vezes até removem o ponteiro da janela onde está a trabalhar. É anti-produtividade!

O que levanta uma questão… 

Se a experiência que este software é tão má, não será boa ideia para as ASUS, Lenovos, etc… Desta vida, desistirem destas associações.

Porque no fundo, eu não fico apenas e só irritado com a McAfee, fico também irritado com a fabricante do meu portátil.

A ponderar!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.