NVIDIA GeForce GTX 11 – Afinal vão mesmo sair placas da série 1100?

O site ‘VideoCardz’ noticiou que a NVIDIA está a planear lançar duas placas de gama média, uma GeForce RTX 2060 e… Uma GeForce GTX 1160 ou GTX 1160 Ti!

O artigo menciona que esta informação vem de duas fontes, uma pessoa dentro da NVIDIA, e do site ‘Expreview’. (Uma a indicar uma GTX 1160 Ti, enquanto a outra menciona uma GTX 1160)

Se bem se lembram, antes do lançamento oficial das RTX 2070, RTX 2080 e RTX 2080 Ti, existiram vários rumores a mencionar uma gama de placas GTX 11, em vez das agora bem conhecidas RTX 20… Assim, parece que todos estes rumores e leaks não era a brincar, tinham mesmo um fundo de verdade!

Pois bem, assim a NVIDIA iria dividir a sua gama de placas em GeForce RTX e GeForce GTX

A primeira a continuar com a nomenclatura RTX 20XX, e a segunda com a nomenclatura GTX 11XX… Curiosamente o que vários especialistas esperavam há alguns meses.

GTX 1160 Ti

Provavelmente, uma excelente oportunidade para a NVIDIA lançar placas sem suporte a Ray Tracing, com excelente performance a um preço significativamente mais baixo!

No fundo, os rumores afirmam que estas novas placas GTX 11XX irão continuar a usar GPUs Turing! Mas umas versões ligeiramente diferentes.

A GeForce RTX 2060 deverá contar com o GPU (Turing) TU106-200, e a GeForce GTX 1160 o GPU (Turing) TU116.

O material de marketing da placa gráfica GeForce GTX 1160 Ti, publicado pelo site Expreview, menciona ‘Turing Shaders‘ em vez de ‘Ray Tracing‘, o que ao fim ao cabo, confirma o que disse em cima…

A NVIDIA vai mesmo voltar a atacar o mercado, deixando o Ray Tracing e os GigaRays para trás!

Contudo, as coisas podem ser bastante mais simples, se a NVIDIA optar por manter as placas topo de gama na série RTX 20, e lançar a gama média e gama baixa na série GTX 11…

Algo que infelizmente cai mais em linha com a estratégia da empresa nos últimos meses.


O que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte