Novo NPU da Samsung promete super desempenho e super eficiência!

Novo NPU da Samsung promete super desempenho e super eficiência! – Provavelmente já ouviu falar dos NPUs várias vezes, são no fundo unidades de processamento focadas na Inteligência Artificial. A Huawei dá uma grande importância a estes núcleos nos seus SoC Kirin, e até a Apple já os começou a implementar nos iPhone.

Pois bem, o ‘Samsung Advanced Institute of Technology’ (SAIT) anunciou um grande avanço no seu algoritmo de Inteligência Artificial ‘On-Device’, detalhando os benefícios num comunicado de imprensa.



Em suma, o novo NPU da Samsung irá permitir grandes melhorias na otimização, e claro, grandes melhorias no processamento computacional!

Caso não saiba, a Inteligência Artificial depende de algoritmos de aprendizagem máquina. E claro, os NPUs processam muitos destes algoritmos simultâneamente.

Samsung

Dito isto, a Samsung desenvolveu um algoritmo super leve On-Device AI, que irá fazer tudo localmente… Ou seja, não precisará de ligação à Cloud! Aliás, de acordo com a empresa, é 4x mais leve e 8x mais rápido que os algoritmos anteriores. O que poderá muito bem levar-nos a uma era de computação a alta velocidade, a gastar pouca energia.

Isto é uma melhoria muito significativa em relação aos atuais servidores de aprendizagem máquina.



Só para ter noção do aumento de eficiência, vai ser possível usar 1/40 até 1/120 do número de transístores atual. Reduzindo o consumo de energia e claro investimento feito na produção de hardware.

Esta evolução irá ajudar no aumento da velocidade em processos como reconhecimento da impressão digital do utilizador, bem como no reconhecimento de imagens.

Caso não saiba, já existe um NPU Samsung nos mais recentes Exynos 9820 e 9825, permitindo a computação IA sem a necessidade de servidores externos. Mas no futuro, é bem provável que estes mesmos SoCs venham equipados com esta solução imensamente mais potente.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário