Nearby Share da Google será a melhor função de sempre!



O ecossistema da Apple é muito coeso e um dos melhores exemplos disso é o AirDrop. Esta funcionalidade simplifica a partilha de ficheiros entre dispositivos Apple sem a necessidade de ser necessária uma aplicação de terceiros. No lado do sistema operativo Android, as coisas são muito mais confusas. Enquanto fabricantes como a OnePlus, Realme, Black Shark, Meizu, OPPO, Vivo e Xiaomi uniram-se numa aliança que facilita a transferências de ficheiros, outras empresas como a Sony, LG e Motorola não têm suas próprias soluções integradas. Já a Samsung e a Huawei têm as suas soluções proprietárias. Agora a Google está a trabalhar no seu próximo serviço, o Nearby Share, que felizmente vai funcionar na maioria dos smartphones Android. Para além disso esta solução também vai permitir a partilha de ficheiros com PCs que estão a executar o Chrome OS, Windows, macOS ou Linux.

Nearby Share da Google será a melhor função de sempre!

O Nearby Share já está em desenvolvimento há algum tempo. Chamava-se originalmente “Fast Share” quando foi descoberto há quase um ano. Esta funcionalidade acabou por se chamar Nearby Sharing, à medida que o desenvolvimento continuou até ficar com o nome pelo qual o conhecemos agora.

Entretanto esta funcionalidade estará disponível nos Google Play Services. Isto quer dizer que para além de abranger todos os equipamentos Android também vai ser compatível com qualquer equipamento que tenha o Google Chrome.

Um analista já tinha revelado a adição desta funcionalidade (ainda que não operacional) no Chromebook como pode ser visto abaixo.

Nearby Share

Entretanto, esta novidade também já foi vista no Chrome. Do mesmo modo ainda não está funcional.

Nearby Share

Se as coisas forem realmente assim, então o Nearby Share tem tudo para ser uma grande funcionalidade. É que para além de permitir uma partilha fácil de ficheiros entre todos os smartphones Android, ainda vai possibilitar fazer o mesmo com o PC. Isto para trocar fotografias e outros ficheiros será realmente uma maravilha.



mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também