Microsoft vai lançar uma grande bomba em cima da Intel!

A Microsoft pode lançar em breve um novo produto Surface com um processador personalizado baseado na tecnologia ARM. Pelo menos é o que dizem as informações que circulam na Internet. Se isto se confirmar, será a primeira vez em que teremos um chip proprietário da Microsoft a dar vida a um produto Surface e não um Intel. Lembro que até aqui este fabricante estava preso à Intel, Qualcomm e AMD.

Microsoft vai lançar uma grande bomba em cima da Intel

A Microsoft tem estado lentamente a trocar a Intel por outras empresas, como a Qualcomm e a AMD. No entanto, a maioria dos Surfaces são alimentados por processadores Intel. Agora a gigante de Redmond quer criar os seus próprios processadores baseados na tecnologia ARM. Para além do Surface há outros produtos que também os devem receber.

Microsoft Intel

Esta abordagem da Microsoft é exatamente a seguida pela Apple. No entanto, neste caso, vai correr o Windows 10 e Windows 10X baseados em ARM.

Escusado será dizer que isto é um duro golpe para a Intel. Na realidade, mais um golpe já que as coisas não estão famosas com este fabricante. É que os processadores Intel estão no coração dos produtos Surface.

Deixar a Intel não será propriamente fácil. No entanto, não é impossível. É que a Microsoft já trabalhou com a Qualcomm em chips ARM para produtos Surface. Por exemplo, o Surface Pro X corre no chip SQ2 baseado em ARM. Foi criado pela Microsoft e pela Qualcomm.

Os dispositivos Windows sobre ARM já estão no mercado há pelo menos quatro anos. No entanto, nunca tiveram muito sucesso. De facto, nada parecido com a exposição que foi dada ao novo Apple M1 que até é mais rápido a correr o Windows 10 do que o Surface Pro X.

Neste momento ainda não se sabe nada quanto a datas de lançamento. Ainda assim, no próximo ano devemos ficar a conhecer todas as novidades como refere o site Windows Latest.

O que acha disto? Conte-nos tudo nos comentários.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também