A Microsoft pode lançar em breve um novo produto Surface com um processador personalizado baseado na tecnologia ARM. Pelo menos é o que dizem as informações que circulam na Internet. Se isto se confirmar, será a primeira vez em que teremos um chip proprietário da Microsoft a dar vida a um produto Surface e não um Intel. Lembro que até aqui este fabricante estava preso à Intel, Qualcomm e AMD.
Microsoft vai lançar uma grande bomba em cima da Intel
A Microsoft tem estado lentamente a trocar a Intel por outras empresas, como a Qualcomm e a AMD. No entanto, a maioria dos Surfaces são alimentados por processadores Intel. Agora a gigante de Redmond quer criar os seus próprios processadores baseados na tecnologia ARM. Para além do Surface há outros produtos que também os devem receber.
Esta abordagem da Microsoft é exatamente a seguida pela Apple. No entanto, neste caso, vai correr o Windows 10 e Windows 10X baseados em ARM.
Escusado será dizer que isto é um duro golpe para a Intel. Na realidade, mais um golpe já que as coisas não estão famosas com este fabricante. É que os processadores Intel estão no coração dos produtos Surface.
Deixar a Intel não será propriamente fácil. No entanto, não é impossível. É que a Microsoft já trabalhou com a Qualcomm em chips ARM para produtos Surface. Por exemplo, o Surface Pro X corre no chip SQ2 baseado em ARM. Foi criado pela Microsoft e pela Qualcomm.
Os dispositivos Windows sobre ARM já estão no mercado há pelo menos quatro anos. No entanto, nunca tiveram muito sucesso. De facto, nada parecido com a exposição que foi dada ao novo Apple M1 que até é mais rápido a correr o Windows 10 do que o Surface Pro X.
Neste momento ainda não se sabe nada quanto a datas de lançamento. Ainda assim, no próximo ano devemos ficar a conhecer todas as novidades como refere o site Windows Latest.
O que acha disto? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!