(Análise) Mi Note 10 vs Mate 30 Pro: Quem reina na fotografia?


Por em

(Comparação) Mi Note 10 vs Mate 30 Pro: Quem reina na fotografia? – Inesperadamente, caso não saiba, o muito recente Mi Note 10 da Xiaomi fez furor no mercado quando chegou com um super sensor principal de 108MP (desenvolvido numa parceria com a gigante Samsung), e um total de 5 câmeras! Posteriormente algo que foi considerado por muitos (por nós também) como um dos sistemas de câmeras mais versáteis e completos do mundo dos smartphones.

Mas será que o Mi Note 10 consegue rivalizar com o mais recente topo de gama da Huawei!? O Mate 30 Pro que chegou recentemente ao mercado Português?

Mi note 10 vs Mate 30



Contudo, apesar de tudo isto, o que realmente captou a atenção dos utilizadores foi o facto deste ‘gama média’ da Xiaomi ter empatado com o Huawei Mate 30 Pro no topo da tabela do site DxOMark!

Afinal de contas, como é que um smartphone de ~400€ pode rivalizar com um smartphone de ~1100€!? É que apesar de serem gamas completamente diferentes, têm exatamente o mesmo foco… A Fotografia!

Por isso, como tenho tanto o Mate 30 Pro como o Mi Note 10 em minha posse, decidi aproveitar uma ida ao Cirque du Soleil no Altice Arena em Lisboa, para perceber afinal quem tem a melhor câmera fotográfica.

(Comparação) Mi Note 10 vs Mate 30 Pro: Quem reina na fotografia?

Nota do Redator: Antes de mais nada, na altura do lançamento deste artigo vou apenas incluir as fotos do espectáculo, bem como fotos na redondeza do Altice Arena. Contudo, mais tarde vou adicionar algumas outras fotos tiradas durante o dia. Portanto esteja atento à atualização. (Se não conseguir ver as fotos (Galerias) na página ‘mobile’, clique aqui)

Modo Automático (Boa iluminação)

Primeiramente uma foto antes de todo o espectáculo começar, com todas as luzes ligadas e as pessoas ainda a entrar na arena. Onde antes de mais nada, podemos desde logo notar que o Note 10 parece produzir fotos mais ‘baças’, que parecem ficar mais afetadas pela presença de fontes de luz intensas.

Assim, o Huawei Mate 30 Pro faz um trabalho muito melhor na captura de cor e detalhe neste ambiente. Em suma, consegue desprezar a luz a mais em cada situação.

Modo Automático (Noite)

No modo automático à noite, também é visível que o Mate 30 se safa um bocadinho melhor, apesar de mexer um pouco nas cores, visto que a luz na rua é na verdade amarela e não branca. No entanto, ambos os aparelhos oferecem imagens super detalhadas.

Modo Noite

Entretanto, como deve saber, a Huawei é muito conhecida por ser a primeira fabricante a apostar nos agora muitos famosos modos de noite! Por isso, tivemos de testar o que cada um vale nesta vertente lado a lado.

Dito isto, apesar de ambos produzirem bons resultados nesta comparação, na minha opinião, o Mi Note 10 produz cores mais ‘verdadeiras’. No entanto, a imagem capturada pelo Mate 30 Pro parece ter ficado um pouco mais bem conseguida.

Em suma, nesta vertente, o seu gosto irá contar bastante.

Zoom

Antes de mais nada, eu sei que fazer Zoom em ambientes de pouca luz é sempre uma situação complicada para qualquer smartphone. Ainda assim, tendo em conta que ambos os aparelhos estão sob a mesma exata situação. No entanto, continua a ser um ponto de comparação válido.

Assim, o Mate 30 Pro consegue mais uma vez ignorar os focos de luz intensos, preservando mais detalhes.

Note 10:

Mate 30 Pro:

Zoom 5x -> Mi Note 10 vs Mate 30 Pro

No entanto, quando tentamos capturar a atuação, os balões no lado do Mi Note 10 parecem muito mais reais e vivos em relação aquilo que o Mate 30 Pro apresenta.

Boa iluminação (Outdoor)

(Extra) Modo Lua

Visto que a Xiaomi também decidiu implementar um modo Luz no Mi Note 10, decidimos fazer um pequeno versus. Não é de todo um ponto assim tão relevante, por isso, tirem as vossas próprias conclusões.

Conclusão

Em suma, apesar de ser óbvio que ficamos bem servidos com qualquer um deles, tenho de dizer que no geral o Mate 30 Pro é o vencedor por várias razões.

Portanto, na minha opinião, o topo de gama da Huawei foi smartphone que mais consistência apresentou na captura de fotos. Similarmente, foi também o que melhor se adaptou às condições apresentadas.

Além disso, é também significativamente mais rápido e fluído na captura e processamento de cada fotografia. Certamente algo que ficou muito mais notório agora, ao utilizar os dois aparelhos lado a lado. (Em suma, enquanto o Mate 30 já estava pronto para tirar uma nova fotografia, o Mi Note 10 ainda estava a carregar a última).


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião a fim de se criar alguma discussão sobre o assunto nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Especiais, Featured, Reviews

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Oppo A31 já é oficial! O que esperar do novo Smartphone?

Huawei P40 Pro: 52 megapixéis para bater o Galaxy S20 Ultra?

Seguinte